Você já imaginou fazer uma viagem por 35 países do mundo por meio dos sabores de suas uvas? É essa experiência que a vinícola Dal Pizzol, localizada na estrada da Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS), oferece. Em sua sede, que também é um Parque, a vinícola possui um EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e um restaurante.
Além disso, mantém em seu Parque o “Vinhedo do Mundo”, uma coleção de videiras que reúne 400 variedades de uvas vindas de 35 países diferentes. Hoje, a coleção é o maior acervo de uvas da América Latina e o terceiro do mundo. Com este diferencial, no início do mês de fevereiro, a vinícola promove o evento “Colheita Simbólica” no Vinhedo do Mundo. “Uma experiência repleta de cultura, sabores, amizade e de momentos únicos de aprendizado”, conta o gerente de contas e projetos especiais do Grupo Verde Vale de Comunicação, Marcos Romualdo dos Santos, que participou da edição 2018 do evento a convite da Dal Pizzol. Ele se surpreendeu com a referência cultural que a empresa é para a região e o grande atrativo turístico desenvolvido para os apreciadores de vinho.
Santos explica que cada participante do evento colheu, simbolicamente, um cacho de uma uva selecionada dentre as 400 do acervo. “Recebemos um avental, um chapéu e uma tesoura própria para colheita. Esse cacho, unido aos dos outros participantes, irá compor o vinho VINUMMUNDI 2018, um vinho elaborado com essas uvas e que será apresentado no evento do ano que vem. Isto é, agora fazemos parte da história de um vinho”, conta.
O vinho muito além do cálice
A Dal Pizzol tem uma trajetória de mais de 40 anos no mundo dos vinhos e é dirigida pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol. Ao abrirem a empresa para os visitantes e convidados, eles proporcionam uma visita à Sala de Exposições (que apresenta centenas de rótulos e tipos de garrafas) e à Enoteca (antiga olaria da família onde são armazenados somente vinhos elaborados pela Dal Pizzol desde a primeira safra da vinícola).
A Colheita Simbólica foi finalizada com um almoço a céu aberto, à sombra de árvores nativas e frutíferas que integram o Ecomuseu da Cultura do Vinho. Durante o almoço, as recordações e o aprendizado ficaram por conta de um dos diretores da Dal Pizzol, Antônio Dal Pizzol, que com simpatia e alegria contou várias histórias e afirmou que o VINUMMUNDI não é um vinho comercial e sua produção é limitada e tem intenção cultural. Já Rinaldo Dal Pizzol deixou claro que um vinho é muito mais que um produto agroalimentar. “O vinho é um produto cultural carregado de emoções. Vai além do líquido servido no cálice”.
No final, dois brindes: um com o VINUMMUNDI 2017, elaborado com a colheita simbólica do ano passado, e outro com Steinhaeger Doble W, presente do Grupo Verde Vale à Dal Pizzol.
Serviço
As visitas na Vinícola Dal Pizzol, durante o ano, incluindo loja, Ecomuseu, Parque, Restaurante e Vinhedo do Mundo podem ser feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449.2255 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br.
Site da empresa: www.dalpizzol.com.br