Representantes de 35 escolas da região participam de encontro sobre evasão escolar

O encontro aconteceu no Restaurante American Grill. Uma das alternativas para diminuir o problema na região será a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes

·
Atualizado há 12 anos

wpid-20130227_090732.jpgNa manhã desta quarta-feira no Restaurante American Grill foi servido um café da manhã para os diretores e pedagogos de 35 escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE). Desta etapa, apenas não participaram os representantes de São Mateus do Sul e Antônio Olinto. O encontro discutiu ações contra a evasão escolar. Uma das alternativas será a implantação de cursos técnicos e profissionalizantes nas próprias escolas.

O encontro contou também com a presença do Juiz de Direito, titular da Vara da Infância e Juventude Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto e demais lideranças políticas da cidade e região que na oportunidade ouviram do gerente do SESI/SENAI, Ezimar Santos, a iniciativa de criação de cursos técnicos e profissionalizantes pelo SESI/SENAI, em parceria com o NRE de União da Vitória, a serem fornecidos para os alunos da rede pública de ensino local.

De acordo com o Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Adilson Machado, este será um trabalho de prevenção contra a evasão escolar. O SESI/SENAI, por meio das ações do Pronatec, irá oferecer 1.100 vagas para os alunos das escolas púbicas. A iniciativa segue a intenção do Governador do Estado, Beto Richa e do Secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, de tornar a escola atrativa. “Desta maneira acreditamos que a evasão escolar seja eliminada ou diminuta na região”.

O índice de evasão escolar na região hoje é de 1.9, considerado baixo perante outros índices apresentados pelas cidades brasileiras.

 Expansão dos cursos    

 Ezimar também pretende conversar com o gerente do SESI/SENAI da cidade de Irati para também abranger as cidades de São Mateus do Sul e Antônio Olinto neste projeto.  

Abrangência

O NRE atente hoje 54 escolas, sendo cerca 28 mil estudantes espalhados pela região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).