JÁ TÁ ROLANDO: Começou a maior competição do futebol Mundial

Seleção brasileira estreia no domingo, 17, em busca do hexa

·
Atualizado há 6 anos

Alisson, Ederson, Cássio, Danilo, Fágner, Marcelo, Filipe Luís, Miranda, Thiago Silva, Geromel, Marquinhos, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Fred, Philipe Coutinho, William, Renato Augusto, Neymar, Gabriel Jesus, Firmino, Douglas Costa e Taison. Esses nomes querem entrar para a história!

A partir das 15h deste domingo, 17, no estádio Rostov, na Rússia, a Seleção Brasileira inicia campanha na Copa contra a Croácia e busca pelo sexto título mundial de futebol. No dia 22, o Brasil volta a campo para encarar a Costa Rica, no Estádio São Petersburgo, a partir das 9h. A última partida do Brasil na primeira fase será contra a Sérvia, no dia 27 de junho, às 15h, no Estádio Spartak.

O caminho para a Copa

A derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, deixou em choque o mundo do futebol. Três dias depois, o Brasil foi derrotado por 3 a 0 pela Holanda na disputa do terceiro lugar. O cenário de terra arrasada exigiu mudanças drásticas na Seleção Brasileira. A história de sucesso da Seleção pentacampeã do mundo foi manchada. Imprensa e torcida, pediam mudanças.

^709C12BEDD4F2CCEE5C687BD06DF64B40D47408302B668C47D^pimgpsh_fullsize_distrNos amistosos, bons resultados, mas quando o jogo era para valer mesmo a história era bem diferente. Sem contar o ambiente hostil da comissão técnica com a imprensa, algo que havia acontecido durante as Eliminatórias e Copa na África do Sul. A gota d’agua aconteceu em 12 de junho de 2016, quando a Seleção Brasileira foi eliminada pelo Peru da Copa América Centenário. Somadas as más atuações também nas Eliminatórias, culminaram na demissão de Dunga e sua comissão técnica.

Tite, então “injustiçado” por não ter iniciado o trabalho logo após a Copa de 2014, foi chamado para apagar o incêndio e recuperar o respeito perdido da Seleção. E sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”, pois bem. A primeira impressão de Tite na Seleção foi muito boa, com vitória diante do Equador, em Quito, pelas Eliminatórias por 3 a 0. Além do resultado, a Seleção apresentou muita vontade em campo, diferente do que vinha acontecendo.

A partir daí grandes atuações e classificação antecipada para a Copa do Mundo da Rússia. Após 18 jogos o Brasil terminou em primeiro com 41 pontos, dez a mais que o Uruguai, segundo colocado. A campanha teve 12 vitórias, 5 empates e uma derrota. Mas nem tudo foi um mar de rosas para a Seleção Brasileira. Atuações discretas e sem vitórias contra Seleções mais tradicionais como a Inglaterra, ligaram o sinal de alerta.

A fratura de Neymar no quinto metatarso do pé direito em jogo do Paris Saint Germain (PSG), pela Campeonato Francês, deixou a comissão técnica brasileira de cabelos em pé. Havia o risco do principal jogador ficar fora do Mundo. Mas o craque conseguiu se recuperar a tempo, inclusive sendo destaque na vitória brasileira no último amistoso preparatório diante da Áustria.

O mesmo não aconteceu com Daniel Alves, titular absoluto e companheiro de Neymar no PSG. O lateral sofreu uma entorse no joelho direito durante a vitória de sua equipe por 2 a 0 sobre o Les Herbiers, na final da Copa da França. Com isso, Tite teve que quebrar a cabeça para escolher os dois laterais direitos para o Mundo. Fágner e Danilo acabaram sendo os eleitos.

Expectativa para a Copa

copa-futebol-graficos (2)A mudança radical que passou, recolocou a Seleção Brasileira para a condição de uma das favoritas ao título da Copa. O time base já está definido com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, William, Philipe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus.

Renato Augusto, Fernandinho e Firmino surgem como os atletas com maior potencial de terem oportunidades durante a Copa, já que em vários jogos com Tite tiveram a chance no time titular.

Como surgiu a Copa?

Criada em 1928 pelo francês Julies Rimet, então presidente da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), a Copa do Mundo teve sua primeira edição somente em 1930, no Uruguai. A competição foi criada com o objetivo de unir os povos dos dois hemisférios em torno do esporte.

Na Rússia, em 2018, acontece a 21ª edição da Copa do Mundo, e o Brasil além de maior vencedor com cinco conquistas é o único que participou de todas as edições. A Copa do Mundo acontece a cada quatro anos, mas em razão da Segunda Guerra Mundial que se estendeu de 1939 a 1945, as edições de 1942 e 1946 não aconteceram. A primeira seria em meio a Guerra, já a segunda não foi realizada devido a destruição em todo o continente europeu, além de problemas financeiros dos países americanos.

CONHEÇA TODOS OS CAMPEÕES DE COPA DO MUNDO

1930 Uruguai

1934 Itália

1938 Itália

1950 Uruguai

1954 Alemanha Ocidental

1958 Brasil

1962 Brasil

1966 Inglaterra

1970 Brasil

1974 Alemanha Ocidental

1978 Argentina

1982 Itália

1986 Argentina

1990 Alemanha Ocidental

1994 Brasil

1998 França

2002 Brasil

2006 Itália

2010 Espanha

2014 Alemanha

Os favoritos na Rússia

A imprensa mundial aponta alguns favoritos para conquistar o título da Copa do Mundo, no dia 15 de julho, em Moscou. Além do Brasil, a atual campeã Alemanha, e também a Espanha, França, Portugal e Argentina largam na frente nas casas de apostas.

copa-futebol-graficos (3)Sob o comando do técnico Joachim Löw, a Alemanha chega à Rússia defendendo o título conquistado em 2014. As principais estrelas são o goleiro Neuer, o zagueiro Hummels, o volante Khedira, os meias Ozil e Gündoğan, e o atacante Thomas Muller.

Os francesas chegam para a disputa com uma jovem seleção, mas com bagagem internacional. Lloris, Varane, Mbappé, Pogba, Matuiudi e Antoine Griezmann, são as principais “armas” do técnico Didier Deschamps, em busca do bicampeonato Mundial.

A Espanha vivencia um momento inusitado. A Federação Espanhola demitiu, poucos dias antes da estreia, o técnico Julen Lopetegui, que acertou com o Real Madri. O ex-zagueiro Fernando Hierro assumiu o comando e confia em nomes como o goleiro De Gea, d o zagueiro Sérgio Ramos, dos meio campistas Thiago Alcântara, Isco, David Silva e o atacante Diego Costa, para o segundo título Mundial.

Portugal chega com moral para a Copa. Vem da conquista da Eurocopa em 2014 e tem o melhor jogador do mundo, o atacante Cristiano Ronaldo. Além dele, o técnico Fernando Santos conta com a experiência do meia Ricardo Quaresma, da segurança do goleiro Rui Patrício, e do comando defensivo do zagueiro Pepe.

Já a Argentina que fez campanha muito irregular nas Eliminatórias, poderia não estar nesta lista de favoritos. Mas quem tem Lionel Messi, eleito quatro vezes melhor jogador do mundo, não pode ser desprezada. Além de Messi, os comandados de Jorge Sampaoli têm como destaque Kun Aguero, Gonzalo Higuain, Javier Mascherano e Angel Di Maria.

Claro, a maioria das Copas apresentam algumas surpresas. Exemplo mais recente foi a Costa Rica que, em 2014, mesmo no chamado grupo da morte com Uruguai, Itália e Inglaterra, chegou as oitavas de finais.

Para quem gosta de futebol, 31 dias de muitos gols, de grandes jogadas e, no final, somente um vai soltar o grito de “é campeão”!!!