Alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus União da Vitória participaram, na terça-feira, 26, da “Olimpíada de Robótica IFPR 2018”, que aconteceu em Foz do Iguaçu. O evento teve como objetivo principal identificar jovens talentos, além de incentivar um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e criativo, incentivando os alunos desenvolver habilidades a partir da robótica e da programação. De União da Vitória, 25 alunos e dois professores, compuseram oito equipes das modalidades de seguidor de linha, sumô e resgate. A modalidade resgate serviu também como fase classificatória para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Os protótipos de União da Vitória foram desenvolvidos pelos alunos, com orientação dos professores, sendo nas arquiteturas Arduino e Lego. “Estas iniciativas incentivam a integração curricular do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, pois une conhecimentos da área de Informática com o conhecimento de outras disciplinas, como matemática e física. Além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento e solução dos desafios encontrados”, explica animado o professor Douglas Krug, um dos professores que acompanhou o grupo.
Igor de Castro, aluno do 2° ano, participou da modalidade seguidor de linha e contou que foi uma experiência muito boa. “Pude socializar com várias pessoas de vários campus, assim conhecendo novas formas de pensar o funcionamento lógico dos robôs, peças, conhecer melhor as modalidades, quem participa, além de tudo representar o nosso campus e a cidade”, conta.
Apesar de não terem trazido resultados significativos no sentido de premiação, os alunos voltam com novas ideias e conhecimentos, segundo seus professores.