Nesta quarta-feira, 11, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União realizou reunião técnica sobre o cultivo de tomate em sistema protegido. A reunião foi realizada na propriedade de Orlei e Luciana Pedrolli, na comunidade do km 13, sendo que está família é a unidade de referência tecnológica do cultivo protegido orgânico na região do Planalto Norte. Esse evento contou com a presença de 20 agricultores, sendo que grande parte dos presentes promovem feiras em Porto União e União da Vitória.
A reunião teve como objetivo o planejamento do plantio de tomate, que se inicia no mês de setembro, bem como a atualização dos agricultores em novas técnicas dentro do cultivo protegido. A reunião foi conduzida por Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, que discutiu com os presentes diversos aspectos como construção de abrigos, manejo do solo, rotação de culturas, variedades de tomate, plantas companheiras e antagônicas, irrigação, tratos culturais e promoção de saúde plantas. Essa discussão foi conduzida da forma com que tanto o conhecimento técnico da Epagri, como o dos agricultores como vários anos de experiência na produção do tomate fossem usados, e com o diálogo desses conhecimentos ao final do evento os presentes tivessem indicações técnicas para o cultivo do tomate em abrigos para a próxima safra, aumentando a renda dos agricultores, como também levando alimentos de alta qualidade ao consumidor das Gêmeas do Iguaçu.
Essa reunião foi uma parceria entre a Epagri, Associação de Agricultores Ecológicos de Porto União – Afruta, Cooperativa Comsol e Prefeitura Municipal de Porto União.