Cápsula do tempo será aberta em 2067

Iniciativa do Comitê das Comemorações do Centenário reúne material até o final do mês

·
Atualizado há 6 anos

Como você imagina Porto União daqui 50 anos? Como os jovens que viverão daqui 50 anos imaginam a cidade de Porto União de 2018? Fomentar essa curiosidade é uma das propostas da Cápsula do Tempo preparada pelo Comitê Central Organizador das Comemorações do Centenário de Porto União. Mas, a ideia é ir além disso e garantir que documentos, jornais e fotografias atravessem o tempo, intactos, contanto um pouco da história do que, em breve, será passado.

Conforme a equipe, o material que fará parte da Cápsula do Tempo precisa ser recolhido até o dia 30. A equipe do comitê está distribuindo envelopes para as entidades. Neles, o que cada empresa, órgão, jornal, comércio, entender como interessante, pode ser colocado. Valem fotografias, reportagens, documentos, livros. “O que couber no envelope, já que temos que pensar que são muitas entidades envolvidas, até mesmo a prefeitura e seus diversos setores”, explica Sérgio Buch, da Secretaria da Cultura e do Turismo. Conforme ele, a Cápsula já está sendo confeccionada em aço inox. Embora as dimensões não tenham sido informadas, Buch comenta que ela não é grande, mas de um tamanho suficiente para guardar o que realmente é importante.

A construção da Cápsula encerra o ano do centenário, agora, na semana do aniversário de 101 anos de Porto União, lembrados em setembro. O projeto está amparado por Lei (4.489 de 04 de outubro de 2017) que além de garantir a criação, marca a data de abertura da Cápsula: 5 de setembro de 2067, quando Porto União estará comemorando 150 anos. “A cidade hoje está maravilhosa e podemos imaginar que ela será uma metrópole. Inclusive a lei estipula que ela só poderá ser aberta em 5 de setembro de 2067. Tudo o que colocarmos lá dentro, será válido. Eu não estarei mais aqui (risos), mas muita gente vai estar”, visualiza Buch.

A solenidade de armazenamento da Cápsula acontece no dia 5 do próximo mês, na Praça do Centenário Victor Buch Filho, no bairro Santa Rosa. A organização do evento ainda não definiu o horário do evento mas lembra que no chão, onde ficará a Cápsula, uma medalha de bronze será colocada, para marcar o local.