Final de semana tem diferentes atrações culturais no Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 6 anos

festa-etnias-portouniaoDepois do final de semana do Dia dos Pais, este promete ser da família. É que amanhã e domingo, vários eventos acontecem no Vale do Iguaçu. As opções prometem agradar desde os mais jovens aos mais velhos e tem a cultura como ingrediente principal.

E tem tradição também. O Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban), por exemplo, considerado o mais antigo do País, começa às 9h desde sábado, no Ginásio Lauro Muller Soares, em Porto União, e vai até o começo da noite. O evento já está em sua 28ª edição. “É um evento que traz bandas e fanfarras de vários Estados do País. Nesta edição, serão 31 grupos, do Paraná e de Santa Catarina”, confirma o maestro e presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, José Carlos Gonçalves.

Para o professor, as apresentações vão além de música e coreografia. Trata-se de um complemento educacional. “Já que trabalhamos a disciplina, a pontualidade, o trabalho de equipe”, explica. E é também um concurso. “Uma competição, que faz com que se tenha vencedores e quem não sai tão feliz no dia. Mas eu comento sempre que o fato de não vencer, não minimiza em nada o trabalho feito para se chegar até ali”, avalia. As apresentações são avaliadas por um corpo de jurados de 20 pessoas. A banca premia os destaques, que recebem troféus e classificação dentro da Federação. No Vale do Iguaçu, estreia no Concurso a fanfarra São Bernardo do Campo, de Porto União.

Um pouco depois do início do Cinfaban, começa a sexta edição da Festa das Etnias, na Estação União, no centro. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União, começa às 10h30 deste sábado, com o desfile das etnias pelas principais ruas do anel central de Porto União e União da Vitória. Logo após, ao meio-dia, a abertura oficial do evento acontece. Conforme informa a equipe organizadora, durante toda a tarde e noite, “haverá apresentações artísticas com diversos grupos étnicos no palco da festa, além de diversos pratos típicos de cada cultura” (veja quadro). O evento acontece sábado e domingo.

Quem estiver na Estação União, pode dar um “pulinho” no Cine Ópera. É que na noite de domingo, 19, a partir das 17h, o Grupo Folclórico Polonês Pilsko se apresenta. A atração em Porto União é uma iniciativa do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), mas o grupo já vem se apresentando em outras cidades da região, dentro das comemorações dos cem anos de independência da Polônia e do 60º aniversário do trabalho dos sacerdotes da Sociedade de Cristo na América Latina. O grupo apresenta melodias alegres e trajes típicos de diversas regiões da Polônia. “A maior comunidade polonesa no Brasil fica no Paraná. Por isso a turnê do grupo acontece no Estado”, pontua a diretora de cultura da Uniuv, Fernanda Wolff. A caravana de apresentações termina na segunda, 20, em Cruz Machado – cidade com a maior concentração de descentes no Paraná. Todas as apresentações, inclusive em Porto União, são gratuitas.

FESTA DAS ETNIAS

SÁBADO, dia 18

9h30 – Concentração para o Desfile
10h0 – Desfile IV Festa das Etnias
12 horas – Abertura Oficial da Festa
12h30 – Banda Instituto Grünenwald
14 horas – Dança Barvinok – Ucraniano Fialka
15 horas – 1º e 2º Básico do Centro de Danças
15h20 – 1º e 2º Baby Class. – Centro de Danças
15h40 – Dança Espanhola – Centro de Danças
16 horas – Grupo Folclórico Suíço Edelweiss
16h20 – Escola de Teatro Lício Ferreira – Rede Feminina de Combate ao Câncer
16h50 – Espaço Cultural Dream Art. – Vinhos Sabor da Uva
17h30 – Cris Danças – Árabe
18 horas – Espaço Cultural Dream Art. – Vinhos Sabor da Uva
18h30 – Coral (Ivo Werle)
19 horas – Coral Sagrado Coração de Jesus e Coral Bento Mossurunga
19h30 – Dança Previt – Ucraniano Fialka
20 horas – Banda Brilho da Lua – FREUNDE DER ZWILLINGSSTÄDTE
22 horas – Encerramento

DOMINGO, dia 19

13h30 – Instituto SIM
16 horas – Dança Barvinok – Ucraniano Fialka
16h30 – Dança Hopak – Ucraniano Fialka
17h30 – Cris Danças – Árabe
22 horas – Encerramento