O candidato ao governo do estado pelo MDB, João Arruda, participou na tarde desta segunda-feira (03/09) de um encontro promovido pelas diretorias da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), em Curitiba. As entidades, que representam mais de 320 emissoras em todo o estado, entregaram ao candidato uma agenda de expectativas e demandas do setor para os próximos anos de governo.
“Devemos ampliar as parcerias do governo do estado com o rádio, que é um veículo de comunicação essencial para nos comunicarmos com todo o estado. O rádio atinge até a pessoa mais humilde, na comunidade mais isolada. Eu quero governar com todos os paranaenses, para isso é importante ouvir esse setor”, destacou João.
O candidato também garantiu a manutenção do convênio entre as emissoras de rádio e a Copel. A companhia fornece um desconto na energia gasta pelos transmissores das rádios. Em troca, ganha horários publicitários para informar a população sobre cortes de energia, reparos e demais orientações.
“Queremos não apenas reafirmar o convênio, mas também usar o impacto do rádio para lançar campanhas educativas. Estamos abertos a sugestões e ideias. É possível fazer campanhas educativas, orientar e informar o cidadão sobre educação, matrículas das escolas, sobre o que acontece no governo. Sempre de maneira direta e transparente”.
Ao ser questionado sobre as causas e a revisão de projetos que equiparam rádios comunitárias às rádios comerciais, em especial quanto ao uso da publicidade, João defendeu um posicionamento favorável às comunitárias. “Eu defendo o aumento de potência para rádios comunitárias, de forma que não interfira nas comerciais e nos veículos de comunicação regionais. Podemos, porém, permitir uma ampliação que gere um valor mínimo de receita para a contratação de um funcionário ou custear a água e a luz dessa rádio.”