101 ANOS: Parabéns, Porto União!

Depósito da Capsula do Tempo é uma das novidades da programação de aniversário da cidade centenária. Hoje é feriado e não haverá desfile

·
Atualizado há 6 anos

Cidade Amiga: no hino, uma referência poética à Porto União
Cidade Amiga: no hino, uma referência poética à Porto União

Imagine que você está lendo esta edição em 2067. Como você estaria? Estaria lá? Se sim, como imagina a cidade que completa hoje 101 anos, Porto União? À lá desenho dos The Jetons, futurista? Igual hoje? Atrasada? Quando o assunto é futuro, sobram especulações. E também curiosidade. Não é por acaso que videntes e outros profissionais do gênero fazem tanto sucesso. O ser humano é curioso por natureza. Mas, dessa vez, se permita viajar no tempo.

É que o aniversário de 101 anos de Porto União está convidando à isso. Dessa vez, embora as comemorações tradicionais estejam mantidas, o depósito da Cápsula do Tempo – ainda em horário e data para serem definidas – promete ser a cereja do bolo. Uma cápsula é um recipiente preparado para receber e guardar objetos e informações, para que possam ser encontrados pelas gerações futuras. É algo feito de propósito, diferente do nascimento de Porto União, lá em 1917: a cidade já foi Porto União da Vitória, já foi paranaense e em 5 de setembro de 1917, ganhou sua própria identidade. A ideia foi da equipe da Secretaria da Cultura e Turismo da cidade, que reuniu ao longo dos últimos dois meses, envelopes recheados. Eles haviam sido distribuídos para entidades – inclusive ao Grupo Verde Vale de Comunicação – onde tudo o que possa interessar ao futuro fosse colocado. O cálculo que termina em 2067 se baseia na contagem de 50 anos a partir do centenário – e não dos 101 anos – comemorados em 2017.

A festa dos 101 anos é hoje, mas lembrada ainda ao longo dos próximos dias. Como o aniversário cai na Semana da Pátria, por conta do dia 7 de Setembro, as comemorações cívicas se entrelaçam. Hoje, tem Arte na Praça, a partir das 10 horas (na Hercílio Luz) e solenidade no Corpo de Bombeiros, às 16h. Ao longo desta quarta também, acontecem algumas inaugurações, no centro e no interior. Amanhã será realizada a abertura da Exposição ‘Metamorfose’, do artista plástico Carlos Kussik, no Castelinho.

Outra grande festa é o desfile de comemoração dos 99 anos do Distrito de Santa Cruz. Será no dia 9. Aliás, o quase centenário da localidade (Santa Cruz completa cem anos em setembro de 2019) e também de São Miguel da Serra (que faz cem anos em maio do ano que vem), marcam a edição dos 101 anos. A Administração, conforme informou a assessoria de imprensa, já está com a “cabeça” nestas duas festas e por isso, agora, guarda folego – e recursos. “Neste dia 5 vamos fazer a reinauguração de cinco escolas e temos uma programação muito linda. Ano passado aprendemos muito por conta do centenário e neste ano, claro, sempre temos muito trabalho mas menos que num ano de centenário”, destacou a secretária da Educação da cidade, Aldair Muncinelli.

Como será o dia em Porto União

Para que você, leitor, se organize neste feriado municipal, a reportagem fez uma ‘colina’ para ajudar. Boa quarta!

Bancos

Fechados

Escolas

Sem aula

Lojas

Embora algumas possam estar abertas por conta de acordo entra os patrões e os sindicados, a maioria deve estar fechada

Coleta de lixo

Normal

Transporte coletivo

Serviço normal

Cápsula famosa

Uma das cápsulas do tempo mais conhecidas foi, inicialmente, batizada de bomba-relógio, e construída durante a Exposição Mundial de Nova Iorque de 1939. O artefato possuía 90 centímetros de comprimento, com um diâmetro interior de 16 centímetros e peso de 363 quilos. A capsula foi criada para resistir até o ano 6965. Ela continha produtos de uso diário como um carretel de linha e uma boneca, um livro que descrevia a cápsula e os engenheiros responsáveis por sua criação, um frasco de sementes de culturas de alimentos básicos, um microscópio e um microfilme com instruções para uma possível reprodução futura do material gravado.

Porto União, Cidade Amiga

O elogio eternizado no hino da cidade, assinado pelos poetas Ivonich Furlani e Felício Domit, faz jus à história da cidade. Escolhida por quase 34 mil pessoas para se viver, Porto União acolhe bem quem é visitante e quem decide investir ali. Por isso, tem hoje 643 pontos comerciais e outras 184 indústrias. Ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento, a cidade fomenta a educação, tem bons índices de sustentabilidade e para os mais velhos, é um dos municípios mais queridos do País para se viver. “Por isso tudo fizemos uma programação especial, agora nessa semana e ao longo de todo o mês. São 101 anos de emancipação política-administrativa, uma data importante. Convido à todos para participarem dos eventos”, diz o prefeito da cidade, Eliseu Mibach.

Enquete: como você imagina Porto União em 2067?

O portal VVale, do Grupo Verde Vale de Comunicação, deixou aberta uma enquete para votação durante essa semana (até ontem). A pergunta era: ‘Como você acha que Porto União vai estar daqui 50 anos?’. Até o meio-dia de ontem, a maioria assinalava a opção ‘Atrasada’. Em seguida, veio a reposta, ‘Desenvolvida’, seguida pelas respostas ‘Igual hoje’ e finalmente, ‘Rica’. E você, o que acha? Que venha 2067.

Ouça!

A entrevista completa com a equipe da Secretaria da Educação está disponível no site da CBN, a partir do portal VVale. O acesso é gratuito. Na matéria, todos os detalhes da programação festiva estão disponíveis.