A implantação da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas em União da Vitória foi confirmada pelo prefeito Pedro Ivo Ilkiv durante uma reunião entre a administração municipal com representantes do Ministério da Saúde em Brasília nesta terça-feira, 19.
O investimento e a manutenção da UPA 24 horas é cedido pelo Governo Federal. O montante destinado à construção da unidade será de R$ 2,2 milhões. Dentro deste orçamento está incluso a compra de equipamentos, em especial de um aparelho de Raio X. A manutenção da Unidade por mês será de 170 mil reais.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fusa), Margarete Olivo, a UPA será de grande importância para o município. “É uma ferramenta que serve para organizar todo o sistema de saúde de União da Vitória.”
A UPA será construída na Rua Prudente de Moraes, nas proximidades do Fórum Eleitoral e Rodoviária.
Durante o encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Jarentchuk juntamente com Carlos Bueno acompanharam o prefeito Pedro Ivo.
UPA
De acordo com a Portaria nº 32 do Ministério da Saúde, emitida no início do mês de março deste ano, a UPA faz parte do conjunto de serviços de urgência não hospitalares, conforme a Política Nacional de Atenção às Urgências, sendo setorizada entre a Unidade Básica (Posto de Saúde) e a Atenção Hospitalar. De certa forma, trabalhando em conjunto com ambas tendo uma equipe multiprofissional. Ao ser atendido, o paciente é avaliado e direcionado conforme a sua necessidade específica diagnosticada.