Há mais de um mês a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou as lideranças de Porto União que seria feita uma mudança no código de área do município.
Esta mudança resultaria em ligações interurbanas, pois de Discagem Direta a Distância (DDD) 42, os telefones registrados em Porto União teriam DDD 49 ou 47.
O que se propunha pela Agência era que: como União da Vitória situada no Estado do Paraná possui o prefixo 42, Porto União por ser outro estado devia ter o DDD modificado para um prefixo diferente.
Os moradores do município ficaram indignados com a situação de realizarem ligações interurbanas para a cidade irmã União da Vitória que é separada apenas por uma Linha Férrea. Sendo assim após uma semana do comunicado, uma petição na internet foi criada pedindo a paralisação no procedimento de mudança de DDD. A petição conseguiu 1,733 votos.
Mas não foram apenas os munícipes que não ficaram de acordo, o prefeito Anízio de Souza, bem como o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Calikoski também eram contra esta mudança.
E com o intuito de impedir a alteração de DDD que na tarde desta terça-feira, 19, em uma reunião com o presidente da Anatel, João Rezende em Brasília, o prefeito de Porto União Anízio juntamente com o vereador Sandro Calikoski, prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, Deputado Mauro Mariani, Deputado Esperidião Amim, Deputado Rogério Mendonça, Deputado Silvio Drevek e vereadores Christian Martins e Gilmar Jarentchuk conseguiram a partir da petição e pedidos das lideranças a resposta final para este imbróglio. Porto União continua com o DDD 42. A afirmação veio do Presidente da Anatel.
“Vencemos uma batalha, pois se houvesse essa mudança uma grande parcela da população local seria prejudicada. Agora estaremos brigando para modificar o código de São Miguel. Já apresentamos isso ao presidente Rezende e estaremos nos próximos dias reforçando a solicitação”, comemorou Souza.
Mas o trabalho com a Anatel ainda não foi concluído. A o pedido agora é de manter a unificação do código DDD 42 em todo o município. Pois no Distrito de São Miguel da Serra ainda é necessário incluir a cada ligação o prefixo 47.
Confira a fala do Prefeito Anízio de Souza: