As obras de adequação e restauração da rodovia BR 153, entre o município de União da Vitória e a Divisa dos estados PR/SC, iniciada no final do ano de 2011, prosseguem em ritmo acelerado. O subtrecho, entre a divisa dos Estados de SC/PR e o Município de União da Vitória/PR, compreende 74,3 quilômetros. Em União da Vitória a BR-153/PR conecta-se com outra importante rodovia, a BR-476, outra artéria que liga as regiões Norte e Sul do País. A BR-153/PR, também conhecida como Transbrasiliana, é uma importante via de ligação entre as regiões Norte e Sul do País.
Viadutos e pontes
Neste momento a empresa J Malucelli está implantando uma série de melhorias em grande parte da rodovia, por meio da execução de interseções em dois níveis (viaduto e passagens inferiores), alargamento das 10 pontes existentes, correções geométricas de acidentes geotécnicos, por meio de construção de variantes no traçado, eliminação de pontos críticos geradores de acidentes, aumento da capacidade da via, com a implantação de terceiras faixas e melhoria das condições de conforto e segurança dos usuários, além da restauração completa do pavimento da rodovia. As obras têm previsão de 720 dias para execução pela empresa permissionária.
Caminhos do Progresso
O ex-deputado federal, Airton Bernardo Roveda, foi o responsável pelo projeto e durante seu mandato, tinha a recuperação da BR 153 como uma de suas principais lutas junto aos órgãos do governo federal. Roveda conseguiu por meio de emendas e projetos obras na BR-153 como a construção de estradas vicinais, novos trevos e 3ª faixas e a construção de um novo trevo com viaduto no entroncamento entre as BRs 153 e 476.
Para a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a rodovia é uma das principais vias de ligação entre o Norte e o Sul do País. “É um investimento de grande escala, da ordem de mais de R$ 200 milhões”. Hoffmann destacou o esforço de Airton Roveda, ainda como deputado federal no sentido conseguir os recursos necessários. Outro fator importante para a ministra é a facilitação do escoamento da safra de grãos do Sul do país e a exportação de produtos agropecuários. As BRs 153 e 476 se constituem em importante itinerário alternativo para se chegar a Curitiba e ao Porto de Paranaguá, para quem vêm do interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O governo federal entende que desta forma os usuários da rodovia e a sociedade como um todo terão à disposição uma rodovia moderna, segura e apta a propiciar o desenvolvimento da região, dos Estados e do País. As obras beneficiarão diversos municípios da região, como General Carneiro, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas, Palmas, no Paraná. Em Santa Catarina, os benefícios se estendem a Porto União, Irineópolis, Canoinhas, Matos Costa, Calmon e Caçador.
Obra grandiosa
De acordo com a empresa J. Malucelli, que está executando a obra, serão aplicados 17 mil metros cúbicos de “Fresagem contínua de revestimento betuminoso”, asfalto a quente. Também está prevista a remoção com maquinário de 20.000m³ de revestimento betuminoso; Reciclagem com cimento, brita e revestimento asfáltico de 84.000m³; Reciclagem com brita e revestimento asfáltico de 22.000m³, 125 mil toneladas de concreto betuminoso usinado a quente, e ampliação das terceiras-faixas em 17 quilômetros da via de rolamento. As obras estão sendo supervisionadas pelo DNIT, responsável pelo orçamento da obra.
Serviço
A J Malucelli alerta que durante a execução das obras, os usuários tenham atenção quanto à sinalização de obras, bem como à presença de homens e maquinas na pista. Alerta e paciência.
Início: 2011
Contratante: DNIT
Contratada: J malucelli
Segmento de Atuação: Obras Rodoviárias
Empreendimento: União da Vitória – Execução das obras e adequação e restauração na Rodovia BR-153/PR, entre o entroncamento da BR-476(B) (p/ União da Vitória) e a divisa de PR/SC, com extensão de 74,30km.