Começam obras de revitalização da Praça Coronel Amazonas

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Tiveram início nesta terça-feira, 13, as obras de revitalização da Praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória. Por força do trabalho, parte do espaço público será interditada. “Por ser final de ano, deixamos de fora desta área de trabalho inicial parquinho infantil. Também criamos um corredor de acesso para alunos que utilizam o calçadão para acessar a Unespar”, disse o secretário de planejamento, Clodoaldo Goetz.

O canteiro de obras está sendo cercado por tapumes que têm previsão para permanecer por oito meses, prazo dado para a conclusão da reforma. A obra está a cargo da Construtora Giralda, de Araucária (PR).

O projeto arquitetônico é assinado pela Secretaria de Planejamento e prevê a remoção de todo piso em petit pavê que será substituído por piso de concreto. “Mas estas pedras removidas serão aplicadas como adorno nos bancos em concreto que construiremos, haja vista a grande concentração de acadêmicos no local”, disse Goetz. A intenção é dispor os bancos como uma forma de limitar os bolsões de terra existentes. “Eles serão mantidos, haja vista a concentração de raízes das árvores e isso poderia comprometê-las”.

Os investimentos de R$ 1.610.453,30 são a fundo perdido e oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Valdir Rossoni.

As ações no local incluem drenagem e águas pluviais; calçadas, canteiro, bancos, lixeiras, bicicletários, iluminação, a construção de dois quiosques, uma fonte interativa com espelho d’água, pergolado em madeira, um museu ao ar livre e arco decorativo, além do remanejamento de monumentos existentes: monumento rosa dos ventos, monumento mapa do Brasil.

Os quatro pontos de ônibus serão mantidos, porém, com cabines em vidro. “Nossa União da Vitória exige muito dos usuários do transporte coletivo que aguardam nos pontos. O inverno é úmido e o calor do verão é forte também. A ideia é dar mais conforto e modernidade arquitetônica”, explica o secretário. O projeto inclui ainda um anfiteatro ao ar livre e um “chimarródromo”, além da manutenção do parquinho infantil.

Quanto à programação de Natal, que em 2017 fez muito sucesso no local, um novo espaço está sendo estudado pela organização e será anunciado em breve.