Sim, o final do ano está à porta e com ele, a 12ª. edição da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. É que o evento acontece sempre em dezembro, anunciando o Natal, o Ano Novo e a comemoração de um ano cheio de trabalho. Dessa vez, a festa está em sua 12ª. edição. Ela acontece nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, portanto, no próximo final de semana. “Alô Porto União, bom dia Brasil. São três dias de folia!”, como confirma a música que embala a festa. “São vários pontos que contribuem para todo o sucesso da festa. O local dela, o horário definido, a limpeza, a segurança. Tudo isso faz da festa o sucesso que é”, avalia Célia Leão, presidente da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), entidade que organiza o evento.
A preparação da festa envolve o Vale do Iguaçu. Entendendo que a festa movimenta a economia local, muitos lojistas apostam na venda de artigos voltados para o consumo imediato. Alguns espaços, por exemplo, oferecem já canecas de chope, chapéus e trajes germânicos. Outras empresas, exploram a venda da roupa completa e acessórios, como tiaras para cabelos e suspensórios.
Na rede hoteleira, a reserva de hotéis já começa a acontecer. Conforme a equipe da Acipu, boa parte dos leitos já estão no nome dos visitantes que neste ano, vem de longe. “Já temos até turistas que vem da Suiça para acompanhar a festa”, confirma Célia.
A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo é uma organização da Acipu em parceria com a prefeitura de Porto União.
E tem novidades
Todo ano, o evento vem com alguma novidade. Uma delas é a realização de atrações paralelas, como é o caso da exposição de caros antigos. Conforme Célia, 50 veículos já foram cadastrados (até esta quarta-feira). A mostra acontece no domingo, a partir das 9 horas, na rua Siqueira Campos (próximo ao Bradesco).
Outra mudança está no chope. Na edição 2018, a Festa do Xixo vai oferecer quatro marcas da bebida – e não apenas uma, como nos anos anteriores.
Os jogos germânicos, uma das principais atrações, também vem com cara nova. “Teremos um animador especial, apenas para os jogos”, antecipa Célia. De acordo com a programação, os jogos acontecem na tarde do sábado, dia 8.
A decoração vem remodelada. Para ter mais segurança e atender à Legislação, o TNT, usado até então, será substituído por tecidos mais refinados e contra chamas. “Custou um pouco mais caro, mas vai ficar muito bonito também”, diz Célia.
Estrutura
A festa acontece no centro de Porto União, bem próximo de União da Vitória. Fica, portanto, acessível para que mora nas duas cidades. O evento é todo coberto – são mais de oito mil metros quadrados de tendas – e tem o asfalto como garantia de chão seco e nada escorregadio, mesmo em caso de chuva. A estrutura, contudo, não dispõe de estacionamento: quem for de carro, vai precisar encontrar uma vaga na rua mesmo. Quem preferir ir de ônibus, tem a proximidade do Terminal de Passageiros, de ambas as cidades, como ponto favorável. Além disso, haverá pontos de taxi ao lado das tendas principais, para exceder um pouquinho e optar por esse transporte.
Para saber mais
Na internet, a página oficial do evento é a /festanacionaldoxixo. Para outros detalhes, o telefone da Acipu fica disponível. O número é o 42 3522 4593.
Linha Aberta ao vivo, direto da festa
A partir das 10 horas, no dia 8, a tenda da comunicação do Grupo Verde Vale de Comunicação, estará ao vivo, transmitindo o que de melhor acontece no evento. A equipe de jornalismo estará por lá, na transmissão do programa Linha Aberta, pela CBN Vale do Iguaçu.
ALGUMAS DAS ATRAÇÕES
Escolha da Rainha e Princesas
Este momento é aberto ao público e acontece na noite do dia 6. A escolha acontece a cada dois anos
Corrida do Fritz e da Frida
É preciso se inscrever antes (ela acontece no sábado) para participar. Conforme a organização, será um momento festivo, sem competição.
Brinquedos
Para as crianças – e para os maiores também – haverá novidades na praça. Uma delas, é a bolha inflável, onde é possível entrar e rolar!