Carlos Ratinho Massa Junior tomou posse como governador do Paraná na manhã desta terça-feira, 1º.
Ratinho Junior e o vice, Darci Piana (PSD), chegaram à Alep às 8h15, acompanhados das famílias.
Eles subiram a rampa do Legislativo e foram recebidos pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), e deputados estaduais.
No Plenário, por volta das 9h, o governador proferiu um juramento e assinou o termo de posse na Mesa Diretora da Alep.
Em seu discurso, o novo governador afirmou que é um divisor de águas na história do Estado. “Vamos cortar gastos e otimizar a utilização dos recursos, investido de forma planejada. No turismo, por exemplo, temos estrutura para comportar grandes eventos esportivos, culturais, de lazer e negócios.
Temos o espaço e capacidade para atender tal demanda, assim como grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a vinda desses eventos para cá incentiva o turismo e desenvolvimento do nosso Estado. Faço política por gratidão e por acreditar que pode ser instrumento de transformação que ajuda a melhorar a vida das pessoas”.
A solenidade foi rápida, mas carregada de emoção e com direito a violeiro, gaiteiro e dupla sertaneja, que entoaram canções que fazem referência ao Paraná. “Foi um pedido do governador, para ratificar suas origens“, comentou o presidente da Assembleia legislativa, Ademar Traiano.
Ainda no primeiro discurso, feito no plenário da Assembleia Legislativa (Alep), ele falou que o foco do governo será a geração de empregos.
“Vamos focar na geração de emprego, mas do emprego próximo das pessoas, gerando novas oportunidades em todas as regiões para que as famílias paranaenses não precisem se deslocar nem se separar em busca de trabalho”, disse.
“É com muita emoção que vivo esse momento nessa Casa. Foi aqui há 16 anos que comecei a consolidar o meu projeto. Foi nesse Plenário que comecei a compartilhar o meu sonho com os paranaenses e foi aqui que aprendi a consolidar a prática do diálogo, da democracia e do respeito”, disse.
O novo governador ainda falou de temas como agricultura, segurança pública, infraestrutura, turismo, saúde e educação.
“Na educação, o aluno será o centro do processo de ensino. Vamos em busca do melhor IDEB. Será a nossa meta e o nosso desafio”, prometeu.
Ratinho Junior disse ainda que pretende implantar um novo modelo de gestão, com transparência, medidas de governança, políticas de compliance e respeito ao dinheiro público.
“A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer do Paraná uma referência para o Brasil, o estado mais moderno desse País, é também o meu compromisso e o de todos que me acompanham”.
Ele se emocionou ao final o discurso quando fez agradecimentos a Deus e à família. Após o termo de transmissão do cargo, Ratinho Júnior, viajou para Brasília, onde, já como governador do Paraná, para acompanhar a posse do presidente Jair Bolsonaro.
Foto: Imagens TV Alep e AEN/PR