Na próxima quarta-feira, 09, o papa Francisco vai nomear o novo bispo diocesano de União da Vitória.
O clero da Diocese já tem conhecimento sobre a nomeação, mas o nome do novo bispo é tratado pela igreja com sigilo pela autoridade católica.
O novo nome só será conhecido durante audiência do Papa na próxima quarta-feira, 09.
O Sumo Pontífice (nosso papa) nomeia livremente os Bispos ou confirma os legitimamente eleitos. O núncio apostólico envia uma carta ao eleito, com cópia ao Metropolita da Região como de tradição, comunicando-o da nomeação.
Após recebida o comunicado da nunciatura ao eleito, é marcada a posse e é divulgado através do site da Santa Sé e da Conferência Episcopal isso é, se o eleito tiver interesse.
As nomeações são anunciadas publicamente aos leigos e a Igreja em geral pelo Papa na Sala Paulo VI no Vaticano, nas quartas-feiras e publicado no jornal do Vaticano. Mas sabe-se que antes é tratado em sigilo canônico entre a Santa Sé, Nunciatura e o eleito.
O Código Canônico determina a ordenação do eleito para que ocorra em 3 meses após a recepção das cartas apostólicas (incluindo a bula papal de nomeação em Latim) e antes de tomar posse de seu ofício.
Consultadas, fontes ligadas à Diocese de União da Vitória dizem não saber ou não podem adiantar o nome do novo bispo. Mais informações a qualquer momento.