As reuniões para a organização da festa estão sendo realizadas há algum tempo, mas no sábado, 12, uma equipe de voluntários e organizadores se reuniram para derrubar e transportar até o terreno da Paróquia São Pedro e São Paulo no Bairro São Pedro, as quatro principais varas de eucalipto usadas para a construção da tradicional fogueira. As varas de eucalipto esse ano têm aproximadamente 40 metros de altura.
Construção
A fogueira é construída durante os finais de semana e segundo a assessoria da Paróquia São Pedro e São Paulo, essa é a parte da organização que tem maior atenção. “Desde o corte da lenha, o transporte até cada pedaço de lenha que é empilhado, nós visamos à segurança dos construtores e dos visitantes do evento”, comenta.
Tradição
Antes da construção da fogueira começar existe uma tradição de soltar foguetes. Os foguetes são soltos no início da construção daquele determinado dia, para avisar que o trabalho começou. Isso funciona como se fosse um chamado para a comunidade.
No final do dia são soltos mais foguetes para avisar que aquele dia de trabalho terminou.
No final da construção os voluntários dão-se as mãos em volta da fogueira para uma oração agradecendo pelo bom andamento dos trabalhos e também é dada uma benção à fogueira e as pessoas que estiveram presentes durante a construção. “A fé sempre se fazendo presente”, disse a assessoria.
Evento
A ação é promovida com a ajuda de 220 voluntários da comunidade do Bairro São Pedro. Enquanto os demais preparativos como, vinho para o quentão, shows pirotécnicos, churrasco, xixo, bebidas e jogos são promovidos por empresas terceirizadas.
Convite
A Paróquia dará início as festividades com o *tríduo aos santos São Pedro e São Paulo nos dias 27, 28 e 29 de junho às 19h.
No dia 30 de junho acontecerá a Festa dos Padroeiros com a Santa Missa e logo depois a queima da fogueira menor – que é uma semana antes da grande festa.
A queima contará com um míni show pirotécnico, bingo, jogos, xixo, quentão e serviço de bar e cozinha, sendo considerada uma prévia do que será a fogueira maior.
Grande dia
A queima da fogueira grande será no sábado, 7, de julho. Durante a tarde haverá atividades recreativas e a noite a queima da fogueira, que contará com a presença Bispo convidado Dom Severino. O Bispo realizará a benção à fogueira.
No domingo, 8, para encerrar a 77ª Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo acontecerá a Santa Missa na Paróquia do São Pedro.
*Festa religiosa com duração de três dias