Empresas de micro e pequeno porte que atuam nos segmentos de gastronomia, hospedagem, espaço para eventos, agências de turismo receptivo, transporte turístico, locação de automóveis e organização de eventos receberam o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. A chancela, que incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos que investirem em gestão e qualidade, foi entregue em uma cerimônia realizada no Sebrae, em Curitiba, no dia 15. Foram 121 selos para 118 empresas.
O programa é desenvolvido pelo Sebrae e Fecomércio, ambas, unidades do Paraná, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.
Da região, apenas o Hotel 10, de União da Vitória, recebeu a condecoração. Foi a quarta vez que a empresa foi chancelada.
“Por isso, a gente recebeu agora o Selo Ouro, pelos quatro anos consecutivos. Desde o início do projeto, a gente já vem participando”, conta a gerente do hotel, Eliane Rocha. “O sentimento é de orgulho. Estamos colhendo frutos do trabalho que a gente desenvolveu. É um trabalho em equipe. É a camareira cuidando da limpeza, é o recepcionista atendendo o hóspede. É um envolvimento em conjunto”, completa.
Dinâmica
Nos últimos dois anos, 230 micros e pequenas empresas participaram do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná.
O processo de implementação de melhorias na empresa à certificação pode durar até dois anos. Tudo começa com um diagnóstico, que origina um relatório com o plano de inovação e melhorias. Além das capacitações específicas, também são promovidas ações coletivas com o grupo participante do Programa. Mais de 80% das empresas que receberam a chancela são dos segmentos de gastronomia e meios de hospedagem. Entre os critérios avaliados estão excelência em gestão, processos essenciais de cada setor e qualidade no atendimento ao cliente.
O objetivo de associar a marca ao Selo de Qualidade no Turismo Paraná – que atesta qualidade em gestão, processos e serviços oferecidos – é aumentar a credibilidade dos pequenos negócios paranaenses e garantir, assim, um diferencial competitivo no mercado.
“A gente acredita em todo o potencial turístico da nossa região e a gente está sempre trabalhando, melhorando sempre. A gente acredita que um dia vamos receber muito turista”, sorri Eliane.
REGIÃO TURÍSTICA
A novidade deste ano foi a premiação por Região Turística, diferentemente do que ocorreu nas edições anteriores. Cento e dezoito empresas receberam 121 Selos, sendo: 28 da Rota do Pinhão; 25 de Corredores das Águas; 20 de Cataratas e Caminhos; 17 dos Campos Gerais; 18 do Litoral; seis do Norte do Paraná; três de Terra dos Pinheiras; duas de Ecoaventuras Históricas e Sabores; além de duas de Imbituva e Imbaú.