Uma longa espera, terá seu ponto final neste dia 27 de março de 2019. Um dos espaços mais emblemáticos da história de União da Vitória, será devolvido a população. E justamente no dia do aniversário de 129 anos do município, o ginásio de esportes Isael Pastuch é reinaugurado.
Isael Pastuch
Construído na década de 80 na gestão do então prefeito de União da Vitória, Gilberto Brittes, o ginásio Municipal recebeu o nome do professor Isael Pastuch, personalidade importância na história do esporte do Vale do Iguaçu.
Pastuch foi um dos responsáveis pela criação dos Jogos da Primavera do Colégio Túlio de França, evento que lotava as dependências do ginásio de esportes Moisés Lupion.
Professor Isael Pastuch faleceu em 2002, deixando um grande legado para o esporte. Reflexo disso, foi uma homenagem que recebeu in memorian da Federação Catarinense de basquete.
Familiares e amigos foram até Florianópolis, para receber a honraria.
Pastuchão
Para a inauguração do ginásio Isael Pastuch, uma grande festa e um grande jogo de basquete com a presença da equipe de Franca, historicamente referência no basquete nacional.
A partir daí o ginásio recebeu inúmeras competições esportivas locais, e nível de Estado. Até o maior jogador de futsal de todos os tempos, o craque Falcão, desfilou seu talento na quadra do ginásio municipal.
Sem contar eventos de entretenimento. Festivais da canção, de bandas e fanfarras, shows, formaturas de faculdades e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Até apuração dos resultados das eleições o Pastuchão foi palco. A apreensão da contagem das cédulas, reunia inúmeros repórteres e lideranças políticas para acompanhar o processo.
Mas, em 2014, uma das enchentes que atingiu União da Vitória – que contou até com a vinda da então presidente da República, Dilma Rousseff – o ginásio foi castigado pelas cheias.
Após a enchente, o resultado dos estragos colocou em xeque um dos pontos mais importantes da história de União da Vitória.
O então prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiw, e o Secretário de esportes, José Pedro Walck, buscaram alternativas para reativar o ginásio. Foram inúmeras conversas com lideranças políticas para viabilizar recursos.
Enquanto isso, alternativas aconteceram, com melhorias em outros espaços esportivos. Ginásios Benedito Albino, em São Cristóvão, e Renato Arlei Otto, no João Paulo II, ganharam “novas caras”, e foram alternativas para as competições de União da Vitória, e lazer da comunidade.
Em 2017, a confirmação dos recursos para a reforma do ginásio aconteceu. Na oportunidade, o ex-deputado e então Secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Valdir Rossoni, confirmou a liberação por uma emenda parlamentar de aproximadamente R$ 500 mil para as melhorias no ginásio. Houve uma contrapartida da prefeitura no valor de R$ 17 mil reais.
Com isso, a atual administração iniciou a elaboração do projeto da obra, e no segundo semestre do mesmo ano, aprovou em audiência publica o projeto de reforma.
Sendo assim, após o processo de licitação a empresa foi contratada e iniciou o trabalho de reforma do ginásio Municipal.
Para o Prefeito Santin Roveda, a volta do Pastuchão é a valorização de um dos cartões postais do município. “O ginásio está em um local privilegiado, é uma das entradas do município, e é uma grande satisfação vivenciar esse momento”, destacou.
Com o ginásio, os grandes eventos que marcaram época poderão ser resgatados, e União da Vitória voltar a ser uma das referências no esporte paranaense.
O que foi feito no ginásio
– Troca do telhado de aluzinco/fibra e recuperação da estrutura metálica da cobertura
– Substituição da quadra que atualmente é de madeira por piso modular em polipropileno com manta emborrachada
– Reforma geral dos vestiários, sanitários, arquibancadas e área administrativa
– Melhoria nos acessos para atender completamente a acessibilidade
– Construção de uma nova passarela e reforma da existente
– Novas instalações elétricas e hidro sanitárias de todo o Ginásio
– Sistema preventivo contra incêndio
– Melhorias no acesso principal e reabilitação completa da fachada