A discussão sobre a reforma da previdência é assunto de nove entre dez políticos em Brasília, mas a população brasileira mal conhece o assunto. No entanto o deputado federal paranaense Aliel Machado, está promovendo audiências públicas e palestras em todo o Paraná para discutir com a população sobre o assunto.
Nesta sexta-feira, 27, Aliel estará em União da Vitória para dois eventos: o primeiro, aberto à população é uma audiência pública, onde ele se propõe a explicar a proposta da reforma da previdência e quais as suas consequências, positivas e negativas. O evento acontece às 16h, no plenário da Câmara de Vereadores de União da Vitória. Mais tarde, o deputado promove o mesmo evento, mas só para professores e universitários da Uniguaçu.
Briga no STF
Na noite de segunda-feira, Aliel Machado (PSB-PR) ingressou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão imediata da tramitação da “reforma” da Previdência na Câmara. A ação tem como justificativa a omissão, pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), de dados sobre o custo da transição entre os sistemas previdenciários, do atual, de repartição, para o proposto, de capitalização, bem como os impactos orçamentários para os próximos anos e a compatibilidade junto ao Novo Regime Fiscal aprovado em 2016.
O ministro Gilmar Mendes foi designado relator do mandado, que cita o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (MDB-RJ), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Felipe Francischini (PSL-PR).
Segundo Aliel Machado, a Constituição prevê que o parecer da CCJ tenha de seguir os aspectos de constitucionalidade, legalidade, juridicidade, regimentalidade e de técnica legislativa. Ainda na segunda, 22, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido do deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) e o trâmite da reforma segue normalmente.