Agentes do Setor de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória trabalham, diariamente, em pontos estratégicos como ferro velho, borracharias, terrenos baldios, cemitérios e residências, com o objetivo de mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Acompanhe em: Larvas do mosquito da dengue foram encontradas em União da Vitória
A diretora presidente da Fusa, Margarete Olivo, contou que mais da metade dos criadouros do transmissor, estão concentrados em ambientes domésticos. “Os depósitos da dengue estão no pratinho do vaso de planta, caixas d’água, cisternas, tambores usados como reservatórios de água, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, calhas, lages, toldos e bebedouros de animais, entre outros.”
Durante as visitas, os agentes vistoriam os locais e orientam a população em relação as medidas que devem tomadas para evitar os focos, reforçando a importância da prevenção.
E para que o trabalho seja realizado com eficiência, Margarete solicitou que a população receba os agentes e permita que eles verifiquem seus pátios. “Pedimos que a população faça a sua parte e ajude a procurar onde estão os focos da dengue em suas casas.”