Na quinta-feira, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União, promoveu reunião sobre a cultura do morango, com o objetivo de atualizar agricultores do município nos temas de cultivares, e manejo de pragas e doenças. A atividade contou com a presença de 15 agricultores, e foi realizada na família Gabiec, na comunidade de Nova Galícia.
O primeiro momento da reunião foi uma atualização sobre cultivares, onde Guilherme Gonçalves, extensionista de Epagri de Porto União, fez uma comparação de características das já tradicionais cultivares Albion, San Andreas e Camarosa, com as cultivares europeias lançadas nos últimos anos. Também foi destacado a estratégia de usar diferentes cultivares para tentar diminuir as flutuações de produção característica da cultura do morango.
Depois foi trabalhado com presentes o manejo integrado de pragas, principalmente o monitoramento de ácaro rajado, pulgão verde, tripés, mosca branca e outras pragas. Foi ainda exposto o nível de controle e métodos com predadores naturais e inseticidas biológicos, visando uma produção de morango de boa qualidade. Ainda foi tratado a questão das podridões de frutos, tanto o mofo cinzento como a podridão mole, sendo essas doenças as principais do cultivo do morango em Porto União.
Por último foi feito a visita a área de produção, sendo que o agricultor Adriano Gabiec mostrou o sistema de produção de morangos orgânicos da família, enfatizando a adubação utilizada, o sistema de limpeza e poda, bem como, os resultados de produção alcançados na área.