União da Vitória pode receber UPA 24h

·
Atualizado há 12 anos

upa-reproducao2A cidade de União da Vitória está apta pelo Governo Federal a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, as UPAs são unidades que recebem urgências e emergências, como infarto, derrames, cortes, fraturas, febre e pressão alta, colaborando na redução de filas nos prontos-socorros dos hospitais. Ao todo, são três portes diferentes de UPAs, que funcionam 24 horas por dia.

Em União da Vitória, devido ao número de habitantes, a unidade que pode ser construída é de Porte II, que contempla de 9 a 12 leitos de observação. Além dos leitos, a unidade conta ainda com aparelhos de raio-x, eletrocardiografia, pediatria e laboratório dos exames. De acordo com o Ministério da Saúde, 97% dos casos são solucionados na própria unidade nas localidades onde estão instaladas as UPAs.

A contemplação de cidades paranaenses foi possível devido à união dos esforços das bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná junto com a ministra Gleisi Hoffmann. “A nossa bancada acompanhará de perto todo esse processo junto à ministra Gleisi para conseguirmos a liberação desses recursos o mais rápido possível após a prefeitura apresentar o projeto”, declarou o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR).

Para receber a UPA, a prefeitura deve se cadastrar no sistema e demonstrar a capacidade de atender as exigências do Programa, como, por exemplo, ter um terreno adequado para a construção da unidade. As prefeituras habilitadas precisam apresentar o projeto e aguardar a liberação de recursos pelo Governo Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que até 2014 mais 500 UPAs sejam construídas ou ampliadas em todo o Brasil.

Reunião

Ocorre em 17 de maio encontro entre a Secretaria de Relações Institucionais, prefeitos de municípios do Paraná, técnicos do Governo Federal e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman. A reunião servirá para informar como as prefeituras devem apresentar projetos para receber recursos do Governo Federal.