Em conversa pelo telefone entre o Deputado Antonio Aguiar com o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, na semana passada, ficou decido que esta semana seria realizada mais uma Operação Tapa Buraco na SC-280. O trecho recuperado fica entre Porto União e Canoinhas. O local era alvo constante de reclamações dos transeuntes.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) juntamente com a equipe do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) trabalharam todo o dia de ontem para que as obras fossem concluídas no trecho. Pela manhã o secretário da SDR, Ricardo Martin esteve no gabinete da administração municipal de Porto União e garantiu que a conclusão da Operação seria no mesmo dia.
Foram aplicadas cerca de sete toneladas de massa asfáltica no trecho. “Estas operações estão sendo realizadas até que se conclua o processo de federalização que já está em andamento.”
A Operação Tapa Buraco já foi realizada há dois meses na Rodovia, mas foi feita novamente com o objetivo de evitar mais problemas neste trecho.
Já o prefeito do município, Anízio de Souza, disse que obras de restauração como essa são importantes, mas não resolvem o problema. “Essa obra será algo provisório. Continuaremos firmes para que a federalização aconteça e o mais breve possível as obras de recuperação completa do trecho de Porto União até Canoinhas sejam realizadas.”
Sinalização e limpeza
Após a melhoria da malha asfáltica deve acontecer nos próximos dias o trabalho de roçada e limpeza na beira da Rodovia. Para isso, uma parceria foi firmada entre o governo do Estado e a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas – em fevereiro que entrou em vigor nesta semana, que disponibilizará pessoas para efetivar os trabalhos.
O trecho também deverá receber melhorias na sinalização. Além dos buracos, a SC-280 não apresenta as pinturas de sinalização horizontal, que são indispensáveis para que o tráfego flua normalmente.
A liberação para o término da ligação asfáltica entre Santa Cruz de Timbó até a SC-280, segundo Ricardo Martin, é um pedido da comunidade e será atendido nos próximos dias pelo Governador do Estado, já que a visita do governador de Santa Catarina deve acontecer assim que haja a confirmação de liberação das verbas desse projeto, bem como do recape asfáltico da Avenida Perimetral e também da João Pessoa.