Entre os dias 5 e 20, os 13 restaurantes participantes preparam pratos nobres. Entre tampas e panelas, sobraram bom gosto, qualidade e afeto. Foram dias de muito trabalho, mas também de muita experiência – para quem cozinhou e para quem se alimentou – dentro de um evento que em sua terceira edição, se posicionou como “gente grande” no mundo dos festivais culinários. Foi assim, com saldo positivo, que aconteceu no Vale do Iguaçu, o Festival Gastronômico, um evento realizado pela Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) em parceria com a Stabulu’s e diversas entidades e organizações.
“O Festival Gastronômico foi um sucesso! Se a gastronomia está bem dimensionada em relação a parte cultural, então o turismo torna-se muito forte e sustentável. O festival faz parte de um projeto que envolve uma série de outras ações que vão fazer com que exista um fortalecimento da gastronomia e da cultura”, avalia a presidente da entidade, Arceli Fudal.
Neste ano, o evento veio diferente – e completo. Por isso, quem foi a um dos endereços envolvidos, pode degustar, além do prato principal, da entrada e da sobremesa também. Tudo feito com qualidade, usando ingredientes da terrinha e o melhor, por R$ 34,99. Uma verdadeira imersão culinária foi o que se propôs e fez a terceira edição.
O Festival aconteceu no Vale, entre os dias 5 e 20. “Festival impecável, desde o lançamento dele à participação do público. Tivemos clientes de toda a região e até de outras cidades. A mídia nos colocou junto com outros tantos grandes festivais e garanto, não perdemos em nada. A Atema e toda a equipe está preparada e nos tornará uma grande indústria do turismo para os próximos anos”, avalia o empresário, Luiz Eduardo Shappo, da Suprema Pizza. Participando novamente do Festival, a equipe da Suprema preparou três pratos únicos, que tiveram entre os ingredientes, pinhão, linguiça e frutas silvestres.
Mais do que incentivar as visitas aos estabelecimentos, o Festival propôs algo prático: oferecer boa comida, em boa quantidade e em preço único, igualmente bom e acessível. O evento, formatado em circuito gastronômico, permitiu que os visitantes percorressem vários estabelecimentos – inclusive, no mesmo dia. E quem visitou pelo menos seis endereços, ganhou presente. “Neste ano, uma taça do festival”, sorri Arceli.
Neste ano, a abertura do Festival ganhou ainda mais peso por conta da participação de autoridades do Estado. A festa de abertura foi no Senac de União e entre os convidados, apareceram nomes importantes, entre eles, do vice-governador do Paraná, Darci Piana.
AVALIAÇÕES
Os proprietários dos 13 estabelecimentos participantes foram ouvidos pela reportagem que aqui, condensou os comentários sobre suas experiências no evento. Dos veteranos aos calouros, as melhores avaliações!
SUPREMA PIZZA
“Festival impecável, desde o lançamento dele à participação do público. Tivemos clientes de toda a região e até de outras cidades” – indústria do turismo para os próximos anos” – empresário Luiz Eduardo Shappo
DIB’S
“Foi legal, bacana. A gente sentiu que o pessoal foi para comer o prato do festival mesmo. Gostamos muito” – Ana Gohl, proprietária
SUKU’S
“Ótimo! Muito bom para a cidade, traz novos públicos, a divulgação foi bacana. Aguçou mais as pessoas para participar, até quem não sai muito de casa, saiu” – Ronnie Marcos Lorena, sócio proprietário
ARRIBA
“Vale muito a pena. Trouxe clientes novos para a casa, foi acima do esperado” – Marlon Brito, sócio proprietário
GRACIOSA
“Foi legal. Foi a primeira vez que participamos e foi bacana. A maioria veio para provar o prato do festival. Bastante cliente novo, por conta do Festival” – equipe Graciosa
MAMMA MIA E FILOMENA
“Foi um evento muito positivo, conseguimos atrair um público diferente nos restaurantes durante os dias do evento. Pretendemos participaram no ano que vem novamente”, proprietária, Daiane Freisleben
BOCCALONE
“O evento, além de grande impacto econômico para os organizadores, terceiros e para o comércio em geral, resgata nossa cultura, fortalece o turismo local e coloca o território Iguaçu mais uma vez em destaque. Nossa gratidão à quem prestigiou o evento, à todos os paladares que foram agraciados com essa diversidade gastronômica que se fez presente. Inicia-se agora a preparação para o próximo, sugestões e críticas construtivas são sempre bem-vindas. Vida longa ao Festival Gastronômico do Vale do Iguaçu” – empresário, Josimari Grezelle Chitko
ADEGA
“Um evento que atraiu muita gente de outras cidades, o que comprova o potencial gastronômico de nossa região. Isso nos motiva para participar em novas ações” – empresário, Christian Martins
MIRANTE
“O festival muito mais do que a venda do prato, foi fundamental para a divulgação do restaurante, pois estamos em um espaço novo. Com isso, clientes novos nos conheçam e os que já frequentam puderam comprovar que podemos oferecer sabores diferentes” – empresária, Bárbara Bertoletti
CAFÉ CENTRAL
Para Nos proprietários do Café Central, Chicken Farm e Kyodai, o Festival foi um sucesso, superando nossas expectativas.
Agradecemos a todos que nos prestigiaram no Festival Gastronômico. Parabenizamos a todos os participantes e organizadores que fazem a cada ano um Festival ainda melhor com um belíssimo trabalho!