Portugal investe em programas para o crescimento do enoturismo

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Atualizado há 4 anos

(Foto: Reprodução/Pixabay).
(Foto: Reprodução/Pixabay).

Quem é apaixonado por vinhos sabe que Portugal é um destino excelente para se degustar bons exemplares da bebida. Pensando nisso, o país aposta no crescimento em potencial do enoturismo, com rotas diversificadas e charmosas que proporcionem aos visitantes diversas experiências além do rótulo.

Assim, a indústria do enoturismo (wine tourism) cresce a passos largos e o setor recebe atenção especial dos governantes. O Turismo de Portugal tem 38 projetos em curso, com vista a potencializar a venda cruzada entre ‘vinho’ e ‘turismo’ e induzir as boas práticas nos agentes do setor.

O ponto de partida para a iniciativa foi o Programa de Ação para o Enoturismo 2019-2021 apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa, em março deste ano. Com aprovação de investimentos na casa dos 60 milhões de euros, o montante será investido na estruturação e valorização de destinos como hotéis temáticos, rotas, enotecas, museus, eventos, adegas, quintas e solares por todo o país.

O Turismo de Portugal anunciou também que já no primeiro semestre de 2020 a plataforma digital PortugueseWineTourism estará disponível para os usuários. A ferramenta agrega a oferta do enoturismo nacional.

Segundo a instituição, muitos dos projetos apresentados “têm uma forte base digital, permitindo acelerar o processo de digitalização da oferta enoturística, uma das lacunas do enoturismo português”.

Desde o anúncio do programa, as empresas “têm mostrado muita proatividade e dinamismo. Foram vários os contatos recebidos por parte de produtores, empresários e empreendedores, no sentido de apresentarem, presencialmente, os seus produtos, serviços e ideias de negócio”, revelaram os representantes do Turismo de Portugal.

Em março, a então secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho (hoje Ministra do Trabalho), afirmou que Portugal recebe por ano cerca de 2,2 milhões de visitantes, que têm como motivação o enoturismo e a gastronomia, e que os principais mercados emissores destes turistas para o país são o Reino Unido, o Brasil, os Estados Unidos e a China.

No programa anunciado constam várias linhas de atuação a serem desenvolvidas com as agências de promoção regional, envolvendo suas empresas e as ofertas de enoturismo carcterísticas de cada uma. No que se refere “à notoriedade dos vinhos e do enoturismo português, já foram desenvolvidas várias ações de divulgação em mercados internacionais”.

“Portugal, o melhor destino turístico do mundo e também produtor dos melhores vinhos do mundo, pretende posicionar-se como um destino de referência mundial no segmento enoturismo”. O país tem mais de 190 mil hectares de vinha, 31 Denominações de Origem Protegida, 14 Denominações de Indicação Geográfica e mais de 500 ‘players’ privados neste segmento.

Vale destacar que a Conferência Mundial de Enoturismo de 2020, em sua 5ª. edição, será realizada em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, em Portugal. O evento é promovido pela Organização Mundial de Turismo (OMT).