A primeira reunião ordinária da Câmara de Vereador de Porto União, realizada na noite de segunda-feira, 3, contou com duas novidades. Foi a primeira sessão realizada após a da Resolução 258/2019 na qual alterou o Regimento Interno da Casa de Leis e transferiu as reuniões de terça-feira para segunda-feira. Também, foi a primeira reunião ordinária comandada pela nova mesa diretora, tendo como presidente o vereador Sandro Luciano Calikoski (MDB).
Com a presença dos 11 vereadores, a sessão durou pouco mais de uma hora e, por ser a primeira do ano – como assim justificou o presidente Sandro – contou com uma pauta enxuta. O destaque da noite foi a fala na tribuna do presidente, na qual fez duras críticas ao governo do Estado.
Calikoski relatou que esteve em Florianópolis e entre as reivindicações, pediu por mais uma viatura para a Polícia Militar (PM) de Porto União.
“A Polícia de Porto União possui apenas quatro viaturas. Destas, três estão danificadas. Vendo a situação da PM da capital, voltamos de lá sem nenhuma esperança de obtermos algo em um curto espaço de tempo”.
Em tom de revolta, ele narrou que a PM local não tem verba nem mesmo para fazer a limpeza das viaturas. “Recebi uma mensagem de um rapaz que vendo a situação, se ofereceu para lavar as viaturas, sem cobrar. Ele me relatou que esses dias das três viaturas que estavam para lavar, duas foras retiradas no guincho, pois apresentaram problemas. Eu desejo do fundo do meu coração que este governo comece a trabalhar, pois a situação está precária”. O presidente elogiou o trabalho da PM de Porto União, que apesar da falta de estrutura, “faz um excelente trabalho”.
Ofícios aprovados
O clima entre os vereadores era de cordialidade e, em determinado momento, até mesmo, descontraído. Foram aprovados por unanimidade o envio do oficio solicitado pelo vice-presidente da Casa, Gildo Masselai (PSDB), direcionado para a pasta da Indústria e Comércio e também departamento de marketing da prefeitura de Porto União, no qual solicita a criação de uma campanha que incentive os moradores de Porto União a comprar no comércio local.
Outro envio de oficio aprovado foi solicitado pelo vereador Elio Weber (MDB), direcionado para as prefeituras de União da Vitória e Porto União em agradecimento no auxílio do transporte da locomotiva 310 para Rio Negrinho. A locomotiva se encontra em reforma no município paranaense e deve retornar para Porto União no primeiro semestre de 2021.
Na pauta
Único item na matéria da Ordem do Dia foi discutido e aprovado o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final o processo nº 0108/2019 referente ao Projeto de Decreto Legislativo º 028/2019, da Mesa Diretora no qual homologa o 1º Termo Aditivo ao Contrato de Repasse por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Regional representado pela Caixa Econômica e o município de Porto União. O aditivo se trata da pavimentação das ruas de Porto União.