O que leva uma pessoa a beber?

·
Atualizado há 5 anos

Ninguém nasce com uma cerveja na mão. Na maioria das vezes, adotamos vários padrões de comportamento, observando os outros e imitando-os. O consumo de álcool e as crenças associadas a ele são influenciados pela cultura, família, amigos, parceiro, parceiros da vida, mídia, etc.

A princípio, o álcool tem um efeito relaxante e liberta-se de restrições internas. As pessoas começam a beber para desfrutar e compartilhar o avivamento com seus companheiros.

Algumas pessoas acreditam que o álcool proporciona alívio temporário em termos de sentimentos difíceis de tolerar, como tédio, saciedade, tensão, ansiedade, tristeza ou desânimo.

Além disso, o álcool nos faz esquecer temporariamente nossos problemas e, portanto, são precisamente aqueles que têm muitos problemas na vida que são os mais vulneráveis em termos de exposição ao álcool. Pessoas não muito confiantes em estado de intoxicação podem se sentir mais poderosas e capazes.

Se o uso de uma substância implica tantas vantagens, por que você precisa se preocupar com isso?

Os benefícios de consumir álcool, em regra, são de curto prazo e, em longo prazo, o álcool causa sérios danos ao bem-estar de uma pessoa, seus relacionamentos, realizações, vida profissional, condição financeira e saúde. O álcool não resolve problemas, mas cria novos.

Depressão, ansiedade e alcoolismo.

A depressão e ansiedade aumentam com tempo. O bem-estar que ocorre quando se bebe álcool não dura muito (de alguns minutos a várias horas). Por algum tempo, a tensão pode realmente ser aliviada e as emoções positivas se intensificam, mas em longo prazo, o álcool ainda é uma maneira muito poderosa de obter ansiedade e depressão.

Por um lado, o álcool afeta os processos químicos no cérebro de tal maneira que ocorrem ansiedade e depressão. Por outro lado, embotar sentimentos com álcool leva ao fato de que uma pessoa não está envolvida na solução de seus problemas, mas simplesmente o evita. Com o tempo, o número de problemas não resolvidos aumenta.

Como terceiro fator, esse “coquetel” costuma ser adicionado ao fato de que, se uma pessoa nem tenta resolver um problema, perde a experiência do sucesso e não desenvolve as habilidades de realmente resolver problemas.

Além disso, o álcool causa dependência física. Para se sentir bem-estar (prazer e insensibilidade) ou para manter a saúde normal, você precisa usar doses cada vez maiores de álcool, e sem elas a pessoa se sente estressada, irritada e de mau humor.

Como o álcool afeta os órgãos internos?

O álcool destrói o fígado  (a principal função do fígado é a neutralização de todas as substâncias absorvidas no estômago e no intestino): como resultado dos constantes efeitos tóxicos do álcool, ocorre inflamação do fígado – hepatite alcoólica, então um grande número de células hepáticas morre e se desenvolve cirrose hepática. A cirrose é uma das causas comuns de morte em pacientes com alcoolismo.

O álcool danifica o pâncreas, causando pancreatite aguda e crônica. Pacientes com pancreatite aguda são hospitalizados urgentemente, pois muitas vezes é necessária intervenção cirúrgica para salvar a vida do paciente.

O álcool afeta o coração, causa arritmias, hipertensão arterial, interrompe o metabolismo das células do músculo cardíaco, enquanto algumas das células morrem e a distrofia do miocárdio se desenvolve (diminuição do peso do coração).

O álcool reduz a imunidade  (a capacidade do organismo de se defender contra infecções); portanto, os bebedores costumam ter pneumonia, doenças purulentas e infecciosas.

O álcool causa alterações na pele. Todo mundo conhece o “nariz vermelho dos alcoólatras”.

O álcool destrói o sistema nervoso periférico. Isso se manifesta pela característica “marcha dos alcoólatras”, na qual há um passo lento incerto, dedos cambaleantes e trêmulos.

O álcool leva à impotência, danos às células germinativas, como resultado, as crianças nascem com vários distúrbios no desenvolvimento físico e mental, com várias deformidades internas e externas.

Pessoas que passam por problemas relacionados ao alcoolismo precisam procurar ajuda especializada, seja uma  clínica de reabilitação para alcoólatras como também o (AA)  alcoólicos anônimos.

Pois sendo assim, poderá se tratar e livrar desse mal que assola a vida de diversas pessoas em todo o mundo.

Conclusão

Em particular, sabemos que o consumo de álcool tem um efeito ruim na saúde humana, pode levar a muitas doenças graves, incluindo doenças cardiovasculares e câncer, e tem várias consequências sociais negativas (desde acidentes de carro crescentes a problemas familiares).

Obviamente, é mais fácil encher a tristeza de vodka ou perder sua personalidade para ser como todo mundo. Mas a que posição essa vida levará? Vazio, desemprego, lágrimas dos entes queridos, um ambiente estranho dos mesmos perdedores que um bebedor se torna.

Se houver pelo menos uma chance de parar de beber álcool, você deve usá-lo. E toda pessoa tem uma chance.

VVale informa que é um conteúdo informativo jamais descarte a orientação de um médico ou centro especialista.