Depois de duas reuniões consecutivas tendo como destaque o relacionamento do Governo do Estado em relação a Porto União, a 3ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na noite de segunda-feira, 17, teve como evidência a aprovação – em discussão e votação única – do projeto que cria o Conselho Municipal de Turismo (Contur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).
Com a presença de todos os 11 vereadores, sob o comando do presidente Sandro Luciano Calikoski (MDB), e de um público cativo de menos de dez pessoas, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Processo nº 008/2020 referente ao Projeto de Lei nº 002/2020 de autoria do Vereador Paulo Kovalski, que cria o Contur e o Fumtur. O documento agora segue para a sanção do prefeito EliseiMibach.
No transcorrer da reunião, os vereadores fizeram discursos no pequeno e grande expediente e enalteceram a importância da criação dos órgãos. Para ele, trata-se de um primeiro passo para se pensar o desenvolvimento integrado de ações pró-desenvolvimento econômico, cultural, social e da preservação ambiental.
Em pauta
Na sessão, outros assuntos foram citados pelos vereadores. Luiz Alberto Pasqualin (PP), por exemplo, solicitou o envio de um oficio para a Policia Militar de Porto União. O documento é de elogios ao comando. Segundo Pasqualin, nos últimos 12 meses, não foi registrado nenhum caso de homicídio na cidade. “Essa é a consagração do exercício da atividade militar que deve ser cada vez mais valorizada”.
Christian Martins (MDB), comentou sobre a inauguração no sábado, 15, em Porto União, do Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Abandonados. Localizado na antiga Escola do Pintadinho, na SC 135, em um prédio público sem uso por bastante tempo, o Centro de Tratamento é uma casa de passagem para que os animais recebam todo cuidado necessário para o restabelecimento de sua saúde até que seja possível coloca-los para adoção.
“O município deu um grande passo, é uma questão humanitária que vem de encontro com uma das bandeiras levantadas pela comunidade, que é o cuidado com os animais abandonados”.
Já o vereador Gildo Masseilai (PSDB) comentou que esteve no fim de semana na festa na localidade do Pintadinho. Nas margens da SC 135, a queixa dos moradores é com a poeira que vem do asfalto. “A buraqueira acabou, mas a poeira triplicou”, comentou Masselai que também cobrou que cobrou o envio de um oficio destinado ao Departamento de Trânsito solicitando melhorias na sinalização da rua José Tarlombani.
A reunião foi encerrada com pouco mais de uma hora de duração