Enem 2013 já está com inscrições abertas

·
Atualizado há 12 anos

enemApós muita polêmica sobre como realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 13, o novo edital do Enem para as inscrições 2013. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 deste mês.

O edital previa que a inscrição seria aberta às 10h, mas às 9h45 o sistema já estava disponível. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 de maio. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

O MEC calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior. O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Mais rigor

Na última edição do Enem várias reclamações foram feitas. Uma delas foi a falta de rigor na correção das redações. Uma das redações havia a receita de como fazer macarrão instantâneo. Até então este tipo de problema havia sido constatado apenas uma vez, e a regra era clara, o aluno seria descontado em um ponto por não escrever de acordo com o tema pedido. Agora o aluno que fizer brincadeiras na redação poderá ter a prova alunada.

A prova

No dia 26 as provas terão início às 13 horas (horário de Brasília). O aluno deve chegar ao local da prova com uma hora de antecedência. Neste primeiro dia os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30.

No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.