A Prefeitura de Canoinhas decretou nesta quinta-feira, 14 de maio, situação de emergência em função da estiagem. O Decreto 107/2020 é válido por 180 dias.
“A estiagem provocada pela redução das precipitações pluviométricas, desde o início do ano de 2020, causou danos e prejuízos aos agricultores, comprometendo também as reservas hidrológicas e a capacidade de captação e distribuição do sistema de abastecimento de água do município Canoinhas”, justifica o prefeito Beto Passos.
Há propriedades rurais que estão com o abastecimento comprometido. Prefeito suspendeu algumas atividades da Secretaria de Obras que não eram de urgência.
“As máquinas estão sendo usadas na Secretaria de Desenvolvimento Rural para tentar de alguma forma aumentar os reservatórios de água”, explica.
Desde que os reservatórios se esvaziaram, a prefeitura atendeu 25 produtores.
“E todos os dias temos várias solicitações para atendimento e novos casos chegando”, informa Passos.
O trabalho com máquinas está sendo realizado via Porteira Adentro com contrapartida dos agricultores. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3621-7735 e também pelo WhatsApp (47) 9 9232-1987.
Déficit hídrico
O nível do rio Canoinhas chegou a um dos mais baixos índices dos últimos anos nesta terça-feira, dia 12: 85 centímetros. É por isso que o Governo Canoinhas novamente lembra a população sobre o uso consciente da água. “É importante que as pessoas economizem água deixando de lavar calçadas e veículos”, lembra Passos.
Segundo a Epagri/Ciram, choveu em Canoinhas nos últimos três meses pouco mais de 53,6 milímetros,não contandoa chuva de ontem. O déficit hídrico do município para dos últimos 10 meses é 500 milímetros.