Munido de conhecimento técnico e de dados, o secretário de Saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis, participou na tarde de segunda-feira, 13, da reunião virtual da Câmara de Vereadores de Porto União. Do plenário da Câmara – onde somente estavam o presidente do Legislativo e a equipe técnica responsável pela transmissão online – ele detalhou, aos vereadores e a comunidade que assistiam via internet, os procedimentos realizados no município quanto ao protocolo da Covid-19.
Ele ressaltou que a equipe de Saúde está atuando com foco no planejamento e, que o básico de uma doença infectocontagiosa é o de trabalhar na prevenção ao contágio.
“Adotamos a estratégia de monitoramento com tolerância zero para qualquer pessoa que apresente sintoma de uma doença respiratória”. Ele enfatizou que o acompanhamento a esses casos é feito diariamente.
Conforme o prefeito Eliseu Mibach já havia adiantado na semana passada e o secretário enfatizou durante a sua fala na Câmara, a prefeitura adquiriu testes rápidos e está realizando a testagem em profissionais que atuam na linha de frente em diversas áreas. Segundo o Marivaldo, já foram testados profissionais de saúde, inclusive foi enviado há mais de um mês testes para o Hospital São Braz. Foram feitos também exames em policiais e bombeiros, na Unidade Prisional e funcionários da prefeitura. Ao todo, já foram realizados 520 testes.
Após a fala do Secretário, o presidente Sandro Calikoski (MDB), deu a oportunidade dos vereadores fazerem questionamentos ao secretário. O vídeo completo com a fala do secretário está disponível na página da Câmara de Vereadores de Porto União
Casos de Covid-19 em Porto União
De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura na manhã de terça-feira, 17, o município tem 18 casos confirmados em tratamento e 16 casos curados.
Duas sessões extraordinárias
Além da sessão que contou com a presença do secretário de saúde, foram realizadas mais duas reuniões extraordinárias. Na primeira, foi aprovada por unanimidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e a segunda os vereadores aprovaram, também por unanimidade a Declaração de Utilidade Pública para a sociedade Beneficente São Camilo – Hospital São Braz.