Rebouças, no Centro-Sul do Estado, recebe projeto pioneiro de requalificação urbana.
O conjunto habitacional faz menção à nova Vila Facão da cidade, com ações feitas praticamente do zero pelo programa Nossa Gente, que é coordenado de forma conjunta pela Cohapar e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
O investimento é de R$ 4,2 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de toda a infraestrutura necessária com pavimentação asfáltica, paisagismo, sinalização, calçadas, saneamento e acesso à luz e água, com apoio da prefeitura.
* Confira um trecho da entrevista feita com o Prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak.
Esse é um dos primeiros projetos de requalificação urbana do Paraná nessa década, estratégia desenvolvida justamente para garantir segurança e conforto para famílias vulneráveis.
Nesse modelo, os moradores deixam as antigas casas, recebem ajuda de custo para aluguel na vida temporária (R$ 480), e retornam para um novo conjunto, inclusive com a casa no mesmo terreno. O programa é destinado para a chamada Faixa 1, a mais vulnerável, e não gera nenhum compromisso de dívida.
A construção da nova Vila Facão começou em 13 de julho do ano passado e está com 90% de estágio de conclusão. O prazo inicial era de seis meses, mas o contrato foi aditivado. Serão beneficiadas diretamente 165 pessoas.