A coordenadora do Programa Gestão e Mercados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Telma Tatiana Köene, afirma que Santa Catarina apresenta campanha que estimula o consumo de produtos da agricultura familiar.
A iniciativa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), por meio da Epagri, e pretende estimular a demanda de consumo por produtos oriundos da agricultura familiar catarinense.
Uma pesquisa feita pela Epagri em dez regiões do Estado mapeou fornecedores qualificados por categorias, para a aproximação com as redes supermercadistas, a fim de facilitar a chegada destes produtos às famílias catarinenses.
O projeto tem como objetivo fortalecer a participação de pequenas empresas sediadas no Estado, com a qualificação necessária (qualidade, preço e prazo) para oferecer produtos aos supermercados catarinenses, de forma regionalizada. Nessa primeira etapa foram mapeados 517 empreendimentos, em 13 categorias de produtos, que movimentará a economia nas 10 regiões de atuação da Acats.