Faleceu na sexta-feira, 24, em Curitiba, aos 87 anos, José Leocádio Vieira, ou simplesmente Cadinho. Cronista esportivo renomado no Vale do Iguaçu foi um dos responsáveis pela criação da Associação Atlética Iguaçu.
A trajetória
Nascido em 9 de fevereiro de 1933 em Curitiba, Cadinho se transformou com o passar do tempo, em um dos principais nomes da história da crônica esportiva do Vale do Iguaçu.
Ainda adolescente, iniciou sua trajetória no rádio como sonoplasta na extinta rádio Difusora União. Na emissora se tornou narrador e repórter esportivo.
Também passou pela rádio Colméia de Porto União, integrando a equipe de esportes da emissora.
No jornal impresso, Cadinho fez história no jornal O Comércio e atualmente assinava a coluna Cantinho do Pescador do jornal Caiçara. Por lá, além de notícias do esporte local, compartilhava grandes histórias dos bastidores que marcaram época no Vale do Iguaçu.
Cadinho foi um dos responsáveis pela criação de uma equipe profissional em União da Vitória.
Em uma de suas colunas em O Comércio, escreveu que era necessário um time profissional em União da Vitória. O forte na época era o futebol amador.
A coluna chegou ao então comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado (5º BEC), Coronel Ricardo Gianordolli, que mandou chamar o colunista para uma conversa. “Mandaram me chamar lá no Batalhão, cheguei tremendo. Quando entrei na sala do comandante, estava sobre sua mesa uma edição do jornal O Comércio. Ele me perguntou se tinha escrito aquela coluna sobre o time profissional, falei que sim. O Comandante me estendeu a mão e disse: tem meu apoio”, disse em conversa recente com nossa reportagem.
Segundo informações, o velório e sepultamento de Cadinho acontece nessa sexta-feira, em Curitiba. Deixa cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres.
CBN Entrevista
José Leocádio Vieira, o Cadinho, foi o entrevistado do professor Aluizio Witiuk do programa CBN Entrevista no dia 21 de julho de 2018 na CBN Vale do Iguaçu. O experiente cronista esportivo contou várias histórias a respeito do futebol do Vale do Iguaçu.
Ouça a entrevista abaixo