O Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC e Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória realizaram nesta sexta-feira, 21, mais uma etapa de entrega de celulares e computadores para alunos do ensino municipal, estadual e federal. O objetivo é que os alunos permaneçam estudando e, a iniciativa, busca atender crianças e adolescentes que não dispõe de equipamento para estudo, na modalidade virtual. Uma campanha recebe doações, promove o preparo e realiza o repasse.
“Seguimos critérios socioeconômicos, de famílias que não dispõe de recursos para adquirir seja um celular ou um computador, e levamos em conta o aproveitamento e frequência escolar dos estudantes”, explica o juiz Carlos Mattioli.
O magistrado responde pela Vara da Família e coordena o CEJUSC.
“Fazemos isso com ajuda de parceiros que nos ajudam a preparar tudo, e com o repasse das doações da sociedade”, acrescenta, ainda ressaltando “que nos atendimentos de nosso Centro de Cidadania (Cejusc) cria-se um vínculo com os núcleos familiares atendidos, ora no caso também com os alunos e alunas, acompanhando o desempenho escolar, assim como as questões sociais de cada família”.
A suspensão das aulas presenciais fez o ensino migrar para plataformas digitais. Nesta etapa a campanha teve o apoio também da 1ª e 2ª Varas Criminais da Comarca de União da Vitória, que repassaram celulares apreendidos criminalmente para ser doados aos estudantes necessitados.
Os trabalhos são feitos com apoio do Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação, UNIUV e demais colaboradores. A loja do Faustão, de União da Vitória, foi uma das empresas que participou, doando dez carregadores.
No roteiro desta sexta-feira crianças e adolescentes de vários bairros e regiões da cidade foram atendidos. Estudantes do Limeira, Rio D’ Areia, São Gabriel, Jardim Roseira, Conjuntos Horst Waldraff no Panorama, São Braz, São Sebastião e Lagoa Dourada foram beneficiados com celulares ou computadores. Ao todo, seis celulares, cinco notebooks e um computador com impressora foram entregues. Entre os beneficiados, alunos da rede municipal, estadual e Instituto Federal – Campus de União da Vitória.
As doações podem ser feitas por empresas ou cidadãos que disponham de equipamentos, em condições de uso para assistir às aulas em plataformas digitais. Em parceria com a UNIUV os dispositivos foram preparados para uso nas aulas EAD, tendo como destino, cada um deles, a casa de um estudante de União da Vitória.
Serviço
Interessados em colaborar com a campanha podem procurar pelo CEJUSC ou Vara da Família nas redes sociais (Facebook, Instagram, e-mail rededeajudacejusc@gmail.com). “Só informar que pretende doar e passar o endereço, nós buscamos o equipamento, a nossa parceira Uniuv prepara para acesso aos conteúdos de ensino e nós, com base em critérios sociais e aproveitamento escolar, fazemos o repasse pessoal do equipamento”, completa Mattioli.