As pesquisas são essenciais para qualquer lançamento de produto ou serviço. Saber o que os consumidores pensam ou desejam é o primeiro passo para a construção de uma solução que atenda às suas expectativas. É sempre mais fácil obter um bom resultado quando se oferece algo cuja demanda é garantida.
Assim como no setor produtivo, a elite política sabe bem disso; e as pesquisas eleitorais fazem toda a diferença na campanha de qualquer candidato com um mínimo de estrutura e viabilidade. Pesquisas indicam caminhos para o discurso de campanha, do plano de governo e inclusive da composição da equipe de trabalho e podem alterar os rumos e o resultado da eleição.
Desde o inicio das tratativas para o lançamento de candidaturas até a abertura das urnas, pesquisas são feitas pelos grupos interessados para auxiliar no balizamento e na montagem das chapas; porém estas são para consumo interno e raramente vêm a público.
Há pesquisas de todos os tipos e pesquisadores dos mais variados, assim como métodos dos mais diferentes à disposição daqueles que puderem pagar. Pesquisa não é sondagem ou enquete, cuja probabilidade de erro é muito maior, mas que à sua maneira pode indicar tendência.
Durante o período eleitoral as regras para divulgação de pesquisas eleitorais são endurecidas e o processo de divulgação é muito caro e severo, tudo em busca da manutenção do equilíbrio do pleito e da qualidade da informação apresentada.
É na eleição municipal que os efeitos das escolhas geram as principais consequências na vida das população, afinal, os eleitos efetivamente gerem a relação social local; por isto o Jornal O Comércio não poderia se furtar de oferecer uma leitura única e imparcial do momento atual aos seus leitores e por isso contratou uma pesquisa eleitoral própria apresentada nesta edição.
Um seleto grupo de patrocinadores financiou nosso projeto de cobertura eleitoral, e possibilitou ofertar a você uma oportunidade inicial de compreender a intenção dos eleitores locais.
Fazemos jornalismo por você e é apenas com o suporte da comunidade que poderemos seguir oferecendo conteúdo diferenciado como este.
Siga comprando, patrocinando, anunciando e assinando o Jornal O Comércio pois é o seu incentivo que viabiliza o nosso trabalho.
Aprecie os números mas não esqueça: pesquisa é fotografia de momento e eleição é filme. E este está apenas começando…
Boa leitura!