Os postulantes ao cargo de prefeito de Porto União, Eliseu Mibach (PSDB-candidato a reeleição), Gilberto Knapik (PT), Marcos Colla (PL) e Percy Stork (PSD), participaram na noite de hoje, 5, do debate organizado pela Universidade do Contestado (UnC), com transmissão ao vivo pela CBN Vale do Iguaçu.
O evento aconteceu no auditório da Instituição, com número reduzido de público, com respeito aos protocolos para enfrentamento da Covid-19.
Ainda, o debate seguiu as determinações da legislação eleitoral, com as atas devidamente protocoladas no Cartório Eleitoral. Conforme a diretora do Campus de Porto União, Ana Claudia Flenik, o debate eleitoral é o momento oportuno para que o eleitor possa conhecer melhor as propostas e projetos de governo e decidir pelo melhor candidato.
“A Universidade do Contestado figura neste processo democrático, como instrumento de propagação e difusão de conhecimento, prestando um relevante serviço social aos eleitores de Porto União”.
Também, durante o discurso inicial, a organização do ato, considera que a democracia se fortalece com a escolha livre e consciente dos representantes, e que essa escolha só é possível, quando se conhecem os candidatos.
Debate
Inicialmente, cada candidato teve dois minutos para sua autoapresentação, em ordem definida por sorteio. O primeiro bloco foi composto por perguntas de tema livre. Já no segundo bloco, os candidatos responderam questões elaboradas pelos alunos da Universidade do Contestado e, que foram sorteadas. O terceiro bloco contou com perguntas livres sobre temas sorteados. Por fim, o quarto bloco foi composto pela autoapresentação dos candidatos a vice-prefeito e pelas considerações finais dos participantes.
4º bloco
Aqui, o debate contou com a autoapresentação dos candidatos a vice-prefeitos de Porto União. O quarteto, igualmente, sugere uma maior participação dos vices em eventos e na mídia.
Em linhas gerais
O debate foi morno, sem embates e com poucas propostas efetivamente apresentadas. Ficou evidente, um mal-estar entre o candidato a reeleição Eliseu Mibach, e Percy Stork, atual vice-prefeito e, agora concorrente pelo cargo de prefeito.
Considerações finais dos candidatos a prefeito de Porto União, por ordem de sorteio.
Confira:
Capitão Colla (PL) – “População de Porto União está descontente com o atual cenário político e clama por mudanças”.
“Gostaria de agradecer minha família, que sempre me incentiva a lutar pela maioria e pela da qualidade de vida da população. Também parabenizo a UnC pelo convite. A nossa coligação trata da renovação, verdade e respeito e é composto por pessoas simples e abnegadas e isso muito nos honra. A população de Porto União está descontente com o atual cenário político e clama por mudanças e nós apresentamos essa oportunidade. Vamos mostrar o caminho que é renovação, verdade e respeito, oportunizando uma nova política para Porto União. O cidadão precisa aproveitar essa oportunidade. A política é uma contribuição social e as pessoas boas devem participar. A política não é profissão para que as pessoas fiquem eternamente lá. Eu peço o seu voto”.
Gilberto Knapik (PT) – “Pouco adianta ser um país rico, se o povo é pobre”.
“Sou candidato pelo PT, que é o Partido dos Trabalhadores. Somos a única força de esquerda em Porto União. É importante gerar um equilíbrio na política. Ela precisa ser equilibrada, e eu a vejo desequilibrada neste momento. Você, por exemplo, vai ao mercado fazer suas compras e nota que cada vez está comprando menos. A renda do brasileiro caiu muito nos últimos anos. Nossos trabalhadores merecem dignidade. Hoje a atual administração é voltada para o grande e para a geração de riquezas e não voltada para as pessoas. Pouco adianta ser um país rico, se o povo é pobre. É preciso políticas que gerem divisão de renda e garantir um futuro para eles. Temos proposta para Porto União, digno e forte. Peço o seu voto. A gente sabe que porto união pode mais”.
Eliseu Mibach (PSDB) – “Nós temos um plano de governo eficiente e vamos fazer cumprir à risca”.
“Caros eleitores, eu sou bacharel em administração e estou preparado para comandar o município por mais quatro anos. Neste momento, quero pedir o seu e também para os vereadores. Vamos construir uma cidade melhor e continuar trabalhando, trabalhando 24 horas. Ninguém vai me fazer parar de trabalhar. Por três vezes tentaram impugnar minha candidatura, porém a justiça deu a sua decisão e disse que o nosso trabalho não para. Vou fazer o melhor pela nossa cidade. Se eleito, vamos trabalhar incansavelmente para que Porto União cresça e se desenvolva. Muitos candidatos demostraram aqui imaturidade e falta de conhecimento. Temos exemplo de pessoas despreparadas e que afundaram seus estados, como o Rio de Janeiro e Santa Catarina. Nós temos um plano de governo eficiente e vamos fazer cumprir à risca. Muitos se fazem de vítimas, de coitadinhos e, que lá estavam e não fizeram nada. Nós, temos compromisso com você eleitor, com obras estruturantes para a nossa cidade. Vamos juntos. Temos projetos para todos os setores”.
Percy Stork (PSD) – “Conquistei R$ 235 mil reais de economia para o município da pasta que eu ocupei”.
“Vítimas são aquelas pessoas que não podem fazer e que são mandadas a se calar. Nós vamos respeitar você mulher, você dona de casa. Eu conquistei R$ 235 mil reais de economia para o município da pasta que eu ocupei. Eu registrei para ao atual gestor que o aterro sanitário não tinha licença ambiental, há 12 anos. Essa foi uma conquista com um time verdadeiro e pequeno e que eu estive a frente. É preciso colocar a casa em ordem na saúde e educação, e que foi pouco citado aqui”.
Tem mais
O debate com os candidatos ao cargo de prefeito de União da Vitória acontece na próxima terça-feira,10, às 20 horas, também com transmissão em tempo real pela CBN Vale do Iguaçu.
Sintonize 106.5 FM.