COLLA: “O município é um ente federado mais próximo do cidadão”

Terceiro candidato a ser sabatinado pela CBN foi Marcos Colla (PL)

·
Atualizado há 4 anos

A CBN Vale do Iguaçu realizou sabatina com os candidatos ao cargo de prefeito de Porto União. A proposta é provocar no eleitorado ouvinte uma postura analítica das plataformas dos candidatos, na busca do voto consciente para o dia 15 de novembro.

Nesta quinta-feira, 5, o terceiro candidato a ser sabatinado foi Marcos Colla (PL).

Entre os temas debatidos, estiveram ligados a questões como como saúde, educação, emprego e renda, segurança, além de Política Partidária.

LEIA A TRANSCRIÇÃO DA SABATINA

CBN Vale do Iguaçu: Sendo o único candidato que usa a patente militar como nome de urna na eleição para majoritária em Porto União, o senhor se considera o representante do Bolsonarismo localmente?

Marcos Colla: A maioria da população apoia o governo Bolsonaro, assim como a população de Porto União. Ela (população) elegeu como presidente o Bolsonaro. E apoiamos sim o presidente Bolsonaro. A gente concorda com muitas coisas que ele defende, e também discorda de outras. Os integrantes do nosso partido defendem algumas questões, como a liberdade e econômica, e ações de combate a corrupção.

CBN Vale do Iguaçu: O Governador de SC, Carlos Moises, bombeiro como o senhor, foi recentemente afastado do cargo. Isso afeta sua campanha eleitoral?

Marcos Colla: O governador Moisés foi afastado, mas foi eleito com 62% das intenções de voto de Santa Catarina. O maior erro dele, ao meu ver, foi a falta de articulação politica e isso nós temos de sobra. Entendemos que qualquer comparação entre a nossa candidatura e do governo do estado deve ser descartada, tendo em vista que são políticos diferentes, pessoas diferentes. É como você tivesse ido ao médico, por mais que você goste de um, você não vai procurar outro. Temos um trabalho muito serio e nos articulado muito bem. Temos quatro partidos conosco e isso é fruto de articulação. Estamos construindo uma nova política para Porto União. Temos pessoas que não são políticos, mas são empresários, mas que estão nos apoiando por uma Porto União melhor para se viver. E dia 15 vamos mostrar que Porto União precisa da renovação que tanto queremos.

PRINCIPAIS EIXOS DO PLANO DE GOVERNO

SAÚDE

CBN Vale do Iguaçu: O seu plano de governo propõe, entre outras, a criação do programa consulta em dia, para agilizar a demanda das consultas medicas especializadas. De que maneira isso vai acontecer? Novos profissionais serão contratados ou readequação dos que já atuam na área?

Marcos Colla: Sim, nós vamos reforçar o quadro de profissionais. Para que isso aconteça vamos fazer um mutirão, para que a gente possa atender a essa necessidade. Vamos zerar as filas de exames e diagnósticos que são de baixa complexidade, queremos voltar a fazer como era antes, com o médico autorizando para ir aos laboratórios para fazer os exames, uma autorização automática. Vamos fazer esse mutirão para zerar o que for possível desses exames. O objetivo é atender em curto prazo a atual demanda de diagnósticos. Muitos vão para outras cidades, como Florianópolis. Queremos restabelecer o diálogo com o nosso único hospital da cidade, o São Camilo, fazendo com que os usuários do sistema de saúde tenham acesso a toda a estrutura dessa casa.

EDUCAÇÃO

CBN Vale do Iguaçu: Para a educação, o seu programa prevê o aperfeiçoamento de projetos já existentes e criação de novos. O que se percebe é que não há uma previsão de investimentos em novas estruturas à educação. É sinal de que a estatura atual é satisfatória?

Marcos Colla: Não. A estrutura ela não é satisfatória. Nós vamos atrás do governo do estado, vamos usar o nosso apoio na esfera estadual e federal, para tentar melhorar essa estrutura que é deficiente. Temos aí, a exemplo do Colégio Professor Balduíno Cardoso que pode ser usada essa estrutura, e para o reforço da pandemia. A pandemia trouxe prejuízos no conteúdo das aulas que ficaram prejudicados, e esse reforço vai ser necessário, nos pós pandemia e vamos aproveitar as estruturas que estão a nossa disposição, no município para melhoria do ensino. Queremos implantar a escola em período escolar, e para isso precisamos capacitar os professores. Também precisamos rever o plano de carreira do ensino.

SEGURANÇA

CBN Vale do Iguaçu: Com base no seu plano de governo não consta uma proposta especifica à segurança pública. Diante disso, o senhor acredita que o que compete ao município é suficiente? O senhor cita algo?

Marcos Colla: O município é um ente federado mais próximo do cidadão e espera-se dele um protagonismo capaz de atender as demandas da população por segurança. O protagonismo está associado ao modelo de administração conforme mecanismos facilitadores de gestão de segurança pública. De acordo com o artigo 144, da Constituição Federal, a segurança pública é dever do estado brasileiro, direito esse de responsabilidade federal, municipal e estadual. Essa expectativa parte da adoção de mecanismos para diminuir os índices de criminalidade. Em nossa gestão vamos dar todo o apoio necessário, para que as instituições de segurança pública, seja polícia militar e civil, corpo de bombeiros, possam realizar suas atividades de forma completa, fortalecendo os convênios e efetivamente os programas sociais que distanciam a criminalidade. Vamos atuar juntamente com a polícia militar para expandir o projeto BEM TE VI, multiplicar o número de câmeras, 360 graus, nas ruas, que atualmente tem apenas oito. O programa prevê contrapartida do município em 30%. E vamos dar todo o apoio necessários para que desenvolvam seu trabalho.

EMPREGO E RENDA

CBN Vale do Iguaçu: Entre suas propostas, consta a criação de um mecanismo para facilitar a abertura de empreendimentos abaixo de mil metros quadrados.  Como isso vai funcionar?

Marcos Colla: Precisamos é, modernizar a administração pública, para que isso possa acontecer. Temos que digitalizar todo o processo, para dar mais transparência no processo. Como exemplo, os bombeiros, a pouco tempo os alvarás são 100% digitais. Queremos trazer esse modelo ao município também, isso facilita a vida das pessoas que querem empreender. Defendemos a liberdade econômica, com alvará provisório automático, para que o cidadão possa em no máximo 24 horas, isso estar liberdade, para licença de construção, assim como, tem hoje a licença dos bombeiros automática para baixa complexidade. Vamos fiscalizar a execução desses empreendimentos, com prazos, para que possa ter documentação necessária, conforme o que é exigido na legislação, para que isso aconteça de fato. Isso já ocorre em muitos municípios do País e não precisa inventar formulas. Vamos trazer para a nossa região e facilitar a vida do empreendedor.

CBN Vale do Iguaçu: Ainda, pretende incentivar empresários a movimentar seus investimentos dentro do município fornecendo estrutura para isso. Que mecanismo o senhor vai utilizar para colocar em prática?

Marcos Colla: Pretendemos incentivar a instalação de locais onde os empreendedores tenham um local para iniciar as suas atividades. Vamos criar o nosso programa Incubadora e Aceleradora, para acompanhar as empresas desde o seu nascimento, na sala do empreendedor, até que ela possa andar com as próprias pernas, pois o período de maior dificuldade de uma empresa são os primeiros meses. Essas empresas terão assessoria contábil, marketing e administrativa. Esse programa terá mapeamento o nível de pequenos empreenderes que prestam serviços para empresas maiores do município, para eu não busquem esse serviço fora da nossa cidade. O que nós precisamos fazer é promover a qualificação profissional das pessoas, para atrais novas empresas no município. Para isso precisamos fazer a nossa lição de casa para atrair novas empresas e com mão de obra qualificada.

Considerações finais – mensagem ao eleitor de Porto União

Marcos Colla: Estamos construindo uma nova política para Porto União. Pessoas novas e ideias novas. Por isso, você eleitor, nos de essa oportunidade, em fazer a mudança que tanto queremos. Queremos facilitar a vida da população, agilizando os processos, desburocratizando os serviços essenciais. Vamos tratar o cidadão com carinho e respeito que ele tanto merece. Vamos apoiar pequenos e grandes empresários do município. Também vamos investir no turismo, no projeto Trem das Etnias, que vai ser o projeto que vai alavancar o nosso turismo.  Por isso, no dia 15 de novembro, vote pela mudança, renovação e verdade. A nossa coligação “renovação, verdade e respeito”, vai dar essa oportunidade. Portanto, dia 15 de novembro vote no Capitão Colla, número 22.