A CBN Vale do Iguaçu realizou sabatina com os candidatos ao cargo de prefeito de União da Vitória. A proposta é provocar no eleitorado ouvinte uma postura analítica das plataformas dos candidatos, na busca do voto consciente para o dia 15 de novembro.
Nesta terça-feira, 3, o primeiro candidato a ser sabatinado foi Bachir Abbas (PP).
Entre os temas debatidos, estiveram ligados a questões como como saúde, educação, emprego e renda, segurança, além de Política Partidária.
LEIA A TRANSCRIÇÃO DA SABATINA
CBN Vale do Iguaçu: No início do atual mandato o senhor comandou a pasta da Cultura. Em meados de 2018, em uma entrevista ao Jornal O Comércio o senhor afirmou que o Museu ao lado da Praça do Contestado seria inaugurado logo e até hoje, ele permanece fechado. Caso eleito, como o senhor lidará com essa questão e como o eleitor pode acreditar que promessas de campanha não são apenas promessas?
Bachir Abbas: Veja bem, ali foi feita uma parceria entre o governo municipal e uma pessoa física. Foi feito um projeto e nós tínhamos esse entendimento que logo de que ao terminar a obra seria passado para o município gerenciar. Infelizmente a pessoa que fez essa construção, temos que enaltecer o trabalho que foi feito, mas essa pessoa entendeu que não iria mais passar o imóvel para o município. Foi preciso judicializar essa questão, junto ao poder judiciário para que o município tome posse desse imóvel para poder executar os trabalhos que serão necessários. Nós estamos trabalhando nesse sentindo para que o imóvel volte ao município; já faz mais de dez anos que essa construção se encontra pronta e até o momento, mesmo a pessoa tendo investimento, e que é preciso enaltecer, mas foi preciso judicializar essa questão. Temos parcerias firmadas Uniuv, Unespar e Instituto, Federal, para aquele espaço ser utilizado para o que foi concebido.
CBN Vale do Iguaçu: E nessa questão sobre como lidar com esse aspecto, o que o senhor destaca sobre promessa de campanha.
Bachir Abbas: Veja bem, nós não prometemos nada (Bachir e Santin). Não prometemos ponte, não prometemos a Braulina Pigatto, não prometemos o Muzzolon, não prometemos a praça Coronel Amazonas, mas realizamos todas as obras. É desse jeito que nós trabalhamos. Fizemos grandes projetos e fizemos grandes parcerias com o governo do estado e federal e estamos executando sem prometer nada. Você falou muito bem, as pessoas estão cansadas de promessas. Tem muito que se elegeram prometendo ponte, asfalto e, nós não trabalhamos dessa maneira. Trabalhamos com propostas e projetos bem feitos. Conseguimos avançar muito e as pessoas não podem negar como era quatro anos atrás e como é agora, na questão da pavimentação, infraestrutura, ensino e é desse jeito. As pessoas estão cansadas de promessas.
CBN Vale do Iguaçu: O senhor não é estreante na política local. Já foi chefe de gabinete, secretário de cultura, vice-prefeito. Diante desse quadro, o que o senhor pode dizer para aqueles que tendem a pensar que sua candidatura é mais do mesmo?
Bachir Abbas: Veja bem, tenho o maior respeito pelo prefeito Santin, ele me deu uma abertura que poucos prefeitos dão para um vice-prefeito né. Estou me colocando como candidato a prefeito porque ei tenho projetos em mente e que eu vou realizar, principalmente na geração de emprego e renda a gente avançou muito. A gente tem visto com maior respeito a todos os candidatos, mas temos visto que no Rio de Janeiro e Santa Catarina, que o novo que entrou não tinha experiência administrativa e o resultado é esse. Eu tive experiência e oportunidade e agora me coloco ao cargo de prefeito. O Santin me deu grande abertura e fizemos grande sobras em União da Vitória e temos muito projetos no emprego e renda e transparência.
PRINCIPAIS EIXOS DO PLANO DE GOVERNO
SAÚDE
CBN Vale do Iguaçu: O senhor cita a criação do Projeto Mais Médicos. Como atrais os profissionais para União da Vitória, se muitos alegam que o salário já não é mais atrativo?
Bachir Abbas: Fizemos um concurso agora nessa administração, a secretaria de saúde com o senhor Ary, porque é importante. Com o concurso o médico cria identidade com a comunidade. Hoje o que acontece, os médicos são licitados e criam identidade, porém precisam sair porque terminou a licitação. Teve concurso para quatro pediatras e só um apareceu para o concurso, mas vamos continuar porque é uma demanda necessária e é dessa maneira, tentando atrair, principalmente na área da pediatria e ginecologistas. Temos projetos na área médica e saúde, como um Pronto Atendimento Infantil, para aqueles pais que chegam do serviço e que terão atendimento das 18h30 até às 24 horas. Mas nós seguimos sempre trabalhando de forma séria e sem promessas. Recebemos o município com 111 cargos no organograma e baixamos para 98; hoje ocupamos apenas 68 cargos com 11 cargos de carreira e é dessa maneira. Precisamos seguir com enxugamento da folha.
CBN Vale do Iguaçu: Candidato, em boa parte das propostas que constam no seu plano de governo se referem a contratação de profissionais para os mais variados setores. Como fazer isso com a receita em queda?
Bachir Abbas: Já falei na pergunta passada, que já estamos fazendo esse enxugamento. Primeira situação para você realizar concurso, você precisa estar no índice prudencial e agora no último quadrimestre esse índice já estará compatível para realizar o concurso. E não é contração de novos servidores, porque muitos professores municipais se aposentaram e essas vagas não foram supridas. E é necessário suprir, principalmente na área da educação e da saúde, com concurso público para suprir essas vagas deixadas pela aposentadoria. O principal, só tem duas maneiras de aumentar arrecadação, através do aumento de impostos que nós não o faremos, não é a nossa política e através do crescimento comercial e empresarial. Vamos criar uma Área Industrial estruturada com asfalto, internet e licenciamento ambiental; você aumentando a atividades industrial, você aumenta a arrecadação do município. O maior projeto social, como um empresário me falou outro dia, é a geração de emprego e renda.
EDUCAÇÃO
CBN Vale do Iguaçu: Candidato, em seu plano de governo consta a implantação gradativa da oferta de vagas no período noturno nos CMEIS, para famílias que comprovadamente necessitem. De que maneira essa proposta será executada?
Bachir Abbas: Estamos trabalhando de forma magnifica, com auxílio de todos os nossos professores, com alto índice do Ideb, e é mérito da nossa secretaria de educação, com educação pública de qualidade. Diminuímos a fila nos CMEIS com o fila única em parceria com a saúde, judiciário, vereadores, entre outros, e hoje o número que era de aproximadamente 500 crianças que procuraram vagas no CMEI diminuiu para menos de 100. Nenhum pai ficou sem vaga. Com a construção do CMEI no bairro Bom Jesus e Lagoa Dourada, o nosso projeto nos próximos quatro anos é zerar essas filas nos CMEIS e oportunizar para os pais que trabalham no período noturno, comprovado, deixar as crianças no CMEI centralizado, porque podem trabalhar tranquilos com os filhos que são os seus bens mais preciosos. União da Vitória tem uma rede pública de qualidade.
SEGURANÇA
CBN Vale do Iguaçu: Se eleito, o senhor vai construir o presídio?
Bachir Abbas: Quem constrói o presídio é o governo do estado né. Mas a gente vai conversando com toda a sociedade organizada e tem que falar de forma técnica, e não política. Não sou a favor que construam um grande presídio, mas um presídio de pequeno ou médio porte né, para principalmente as pessoas que estão condenadas e hoje estão na rua com tornozeleira que passam de 200 pessoas nessa situação e que possam estar no presídio. Então a gente vai conversar e né, mesmo sendo uma atribuição do governo do estado. Esse presídio deve ser fora do perímetro urbano, se ele for construído, isso pensando na segurança e também pensando em uma delegacia cidadã para separar do Depen. Também pensamos em uma delegacia da mulher em razão dos altos casos de violência. A gente não foge da questão, mas é uma atribuição do governo do estado, mas o município tem que estar trabalhando junto nessa questão.
CONSIDERAÇÕES FINAIS – MENSAGEM AO ELEITOR DE UNIÃO DA VITÓRIA
Bachir Abbas: Quero agradecer a oportunidade de falar para as pessoas que nos escutam, e que vamos continuar com o que nos propusemos desde o primeiro momento: entrar nas suas casas e nos estabelecimentos comerciais e que estão nos recebendo de forma extraordinária e levando propostas e projetos que vamos realizar. As pessoas não merecerem que a gente adentre nas suas casas atacando os candidatos, pois todos querem fazer o melhor por União da Vitória. É dessa forma que nós vamos continuar trabalhando e evoluindo. Já avançamos muito nos últimos quatro anos. Muito obrigado pela oportunidade em estar conversando com a população.