SIGLEY NARCIZO: “Como dizem, somos com orgulho candidatos da periferia”

Quarta candidata a ser sabatinada foi Sigley Narcizo (PROS)

·
Atualizado há 4 anos

A CBN Vale do Iguaçu realizou sabatina com os candidatos ao cargo de prefeito de União da Vitória. A proposta é provocar no eleitorado ouvinte uma postura analítica das plataformas dos candidatos, na busca do voto consciente para o dia 15 de novembro.

Nesta sexta-feira, 6, a quarta candidata a ser sabatinada foi Sigley Narcizo (PROS). 

Entre os temas debatidos, estiveram ligados a questões como como saúde, educação, emprego e renda, segurança, além de Política Partidária.

LEIA A TRANSCRIÇÃO DA SABATINA

CBN Vale do Iguaçu: Candidata, na última eleição a senhora obteve 1.913 votos para deputada estadual e concorre por um partido considerado nanico. O que a leva crer que a senhora tem envergadura para ser prefeita da maior cidade da região? 

Sigley NarcizoÉ, primeiramente eu discordo de você falar um partido ‘nanico’ porque as vezes você tem um partido enorme aí, e o pessoal está há anos e não mostraram competência para administrar União da Vitória. Concorrendo pela primeira vez, em 2018 para candidata a deputada estadual com quase dois mil votos, digo que foi excelente e expressiva votação. E o nosso partido em 2020 teve aí 105% no aumento de filiados, hoje passando a 13 mil filiados no Estado. Então, independentemente da sigla partidária, me sinto orgulhosa em fazer parte do PRÓS e não é porque é um partido pequeno, mas forte e novo, e viemos mostrar um trabalho honesto e limpo, uma política diferente daquela que estamos vendo em União da Vitória. Não somos pequenos, somos pessoas integras e honestadas afim de trabalhar por uma União da Vitória melhor. 

CBN Vale do Iguaçu: A senhora foi a candidata que mais recebeu aporte do seu fundo eleitoral em União da Vitória. O que isto diz sobre sua relação com as lideranças estaduais e nacionais do PROS e qual a importância deste aporte em suas pretensões atuais?

Sigley NarcizoReferente ao aporte que nós recebemos, acredito que os outros partidos até a última prestação de contas que vai ser depois da eleição, ainda não mostraram para tentar fugir que estão usando o fundo eleitoral. O fundo veio porque não sou só eu candidata, sou candidata a prefeita, Juliano vice e 19 candidatos a vereadores. Usamos de forma limpa e transparente e está na página tudo o que usamos para fazer a candidatura de todos os vereadores e da executiva. Estamos trabalhando de forma transparente, diferente daqueles que usam caixa 2 para estar comprando voto de forma ilícita e levando para a corrupção. Então antes usar o fundo eleitoral para que seja feito as candidaturas e dar chance, assim, como ‘eles’ falam que somos candidatos da periferia, somos com orgulho candidatos da periferia e conseguimos hoje estar aí concorrendo ao executivo e juntamente com os vereadores de forma integra. 

PRINCIPAIS EIXOS DO PLANO DE GOVERNO 

SAÚDE 

CBN Vale do Iguaçu: No seu plano de governo, a senhora propõe duas demandas com atendimento 24 horas, sendo na UPA de São Cristóvão e uma farmácia junto com a unidade. Com projeção de sequência de queda na arrecadação dos municípios para o próximo ano, como implantar essas propostas no município? 

Sigley NarcizoUma das primeiras propostas por sermos chapa pura, e não devemos favores a ninguém, nós podemos chegar sim, e fazer uma limpa em todos os cargos que estão lá por cabide de emprego, aí mais de 1.900 funcionários, e vamos valorizar os já concursados e os que estão lá de cabide de emprego e vão para a rua. Desse dinheiro que vai sobrar na folha de pagamento, nós vamos capacitar e contratar mais profissionais para colocar a UPA em São Cristóvão, distrito com mais de 29 mil habitantes e o centro de União da Vitória. Porque aquilo não é uma UPA. Uma UPA de verdade vai ter raio x, ultrassom, médico e pessoas capacitadas. E referente a farmácia do SUS 24 horas, nós temos um projeto há quatro anos na cidade de Arapongas por uma candidata do PROS lá, e eles colocaram a farmácia do SUS 24 horas, sem ter o acréscimo de um real na folha de pagamento. Apenas fizeram de uma sala da UPA, da farmácia e alterar horário dos funcionários. Não é preciso de milhões, mas sim trabalhar de forma série e honesta com o dinheiro que já vem para a cidade. 

EDUCAÇÃO 

CBN Vale do Iguaçu: Na educação, a senhora pretende adotar o que determina o plano nacional de educação que é o ensino integral. Se eleita, como executar essa proposta? Será necessária ampliação do quadro de profissionais e estrutura? 

Sigley NarcizoReferente ao período integral, será feito um projeto em todas as escolas, que poderão ter e tem condição de espaço físico para período integral, vamos sim, buscar recursos para onde for possível e a gente está aumentando sim a estrutura física para aplicar a demanda. Porque hoje, para quem não sabe, mais de 60% das crianças vão para a escola porque não tem alimento em casa, e ficam por um período ociosos. Então nesse tempo teremos projetos na parte esportiva, cultural e que ajudem no seu desenvolvimento. Em 2021, segundo um decreto, concurso público só pode ser feito para repor as vagas que faltam. Então, 2022/2023 a gente consiga estar executando tudo isso. Para contratação de mais profissionais, teremos que enxugar folha da prefeitura e cabide de emprego para voltar o dinheiro para a população. 

SEGURANÇA 

CBN Vale do Iguaçu: Basta acontecer algo relacionado ao setor de segurança pública que a construção de um presidio é apontado por parte da sociedade como solução para amenizar o problema. Se eleita, a senhora pretende liderar a construção de um presídio em União da Vitória?

Sigley NarcizoConhecemos várias cidades onde existem os presídios e que não foi mal colocado à cidade, mas sim bom. Se nós pensarmos em União da Vitória, uma cidade com alto índice de feminicídio, onde os criminosos não tem presidio para ficar, as pessoas tem medo de sair à noite para rua, é tudo, violência contra a mulher, hoje as mulheres tem medo. Se tivermos o presídio e soubermos trabalhar, ele pode ajudar na questão da segurança. Como já coloquei na sabatina da OAB, um presídio na cidade pode trazer geração de emprego, porque aquelas pessoas que vão produzir a marmita, o lençol, profissionais, então temos que pensar nos dois lados mas principalmente o da população. Se a população decidir, estaremos do lado da população. 

EMPREGO /RENDA 

CBN Vale do Iguaçu: Candidata, o número de mulheres com o perfil empreendedor cresceu aproximadamente 34% nas últimas décadas no Paraná e no Brasil. E a senhora propõe incentivar a participação delas no setor. Fortalecer a participação feminina será a sua bandeira? 

Sigley NarcizoAinda recebemos muitos preconceitos. Falo em geração de emprego para mulheres e igualdade, mas sabemos que os homens recebem muito mais que as mulheres. Até quando falo em cargo político, eu como candidata a prefeita, também tenho muita discriminação. Porque acham que não temos competência, e acham que não estamos preparadas. A nossa bandeira será para todas as mulheres, para que elas possam, principalmente depois de sair de uma casa, vítima de violência, ela ter um projeto a desenvolver e se tornar uma empreendedora, para os eu sustento e de seus filhos. Vamos ajudar aquelas que querem abrir um empreendimento. 

CBN Vale do Iguaçu: Ainda, seu plano foca no desenvolvimento de empresas nos bairros. O Distrito de São Cristóvão será o preterido? 

Sigley NarcizoNosso plano nos colocamos a implantação e desenvolvimento de empresas em toda União da Vitória, porque como prefeita vou administrar União da Vitória por completo. Nós não temos uma área industrial que dê suporte, condições para os empresários estarem ali. Como traremos empresas novas se não tem essa estrutura e sem deixar de valorizar primeiro quem está segurança a economia de União da Vitória, empresas com portas abertas na cidade. Então não é me jogar que vou defender somente São Cristóvão, eu vou defender e vou lutar por todos os empresários e comerciantes de União da Vitória inteira. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS – MENSAGEM AO ELEITOR

Sigley NarcizoEu quero pedir a vocês eleitores, que estamos no ano de 2020, e pedimos renovação. Há mais de 20/30 anos temos o mesmo cenário político aí, pessoas que estão há 8 /12 anos, sempre voltando a mesma panela política de União da Vitória. Não venda os eu voto. Vamos renovar. Vote consciente e por uma política nova. Vote para prefeita Sigley Narcizo e doutor Juliano vice. Vote 90, para uma administração mais humanizada em União da Vitória.