BUGHAY: “PTC deu a condição de sermos a outra opção para União da Vitória”

Almires Bughay Filho (PTC) foi o último sabatinado pela CBN Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 4 anos

A CBN Vale do Iguaçu realizou sabatina com os candidatos ao cargo de prefeito de União da Vitória. A proposta é provocar no eleitorado ouvinte uma postura analítica das plataformas dos candidatos, na busca do voto consciente para o dia 15 de novembro.

Neste sábado, 7, o último candidato a ser sabatinado foi Almires Bughay Filho (PTC). 

Entre os temas debatidos, estiveram ligados a questões como como saúde, educação, emprego e renda, segurança, além de Política Partidária.

LEIA A TRANSCRIÇÃO DA SABATINA

CBN Vale do Iguaçu: Candidato, o senhor lamenta pelas redes sociais que não tem espaço na propaganda eleitoral. Porém, escolheu candidatar-se por um partido que não possuiu representatividade na Câmara dos Deputados, e por isso o partido todo não tem direito ao horário eleitoral. O senhor errou ao escolher o PTC? O que o impediu de lançar-se pelo PSDB? 

Almires Bughay Filho: Primeiramente dizendo que jamais nos equivocamos. O PTC até então é um partido idôneo que nos deu condição para sairmos candidatos né. É de conhecimento de toda a população que nós estávamos aí com outros partidos, mas por desmanados políticos a nível de cidade e região, nós tivemos aí o nosso partido retirado em dez dias depois da apresentação dele aqui em União da Vitória. Então nós só temos a agradecer na verdade o PTC, porque ele nos deu a condição de sermos a outra opção para União da Vitória, uma opção que há mais de 30 anos não tem. Tem três grupos políticos revezando no poder. Temos a agradecer a oportunidade. Claro, entendemos que em um País democrático com as leis que foram feitas, elas têm que ser respeitadas. Hoje está chegando nas casas de nossos munícipes uma mala direta para chegar até eles a nossa ideia e a nossa vontade de lutar por União da Vitória. 

CBN Vale do Iguaçu: O senhor foi presidente da Câmara de Vereadores no seu primeiro mandato, porém não conseguiu formar ou integrar um grupo político relevante para a eleição atual. O senhor se considera um líder habilidoso? 

Almires Bughay Filho: Com certeza, todo esse pessoal que está conosco na rede social, na diretoria do PTC, eles viram na nossa pessoa, na nossa atuação, a oportunidade de nós sermos a diferença nesta eleição; a oportunidade de fazer o diferente. Então as habilidades que nós temos é a de moralidade, de ética e que muitas vezes não corrobora com a política estabelecida em União da Vitória. Então, temos habilidade de lidar com pessoas éticas, integras e querem uma política nova em União da Vitória, e esse grupo todo que está com o policial Almires do Proerd, aquele que durante 26 anos cuidou de pessoas na cidade de União da Vitória, só tem proximidade com pessoas do bem e que querem ver uma cidade melhor. É um grupo coeso, graças a Deus, e cada dia por onde passamos, nas ruas, nos bairros, temos angariado cada vez mais pessoas para virem nesse pensando. Bom, eu não sei qual é o tipo de habilidade que vocês gostariam que eu tivesse na Câmara de Vereadores, mas as que eu usei, cito a moral, a ética e dar voz e vez ao povo de União da Vitória. 

CBN Vale do Iguaçu: Como militar, o senhor se considera o representante do Bolsonarismo na eleição para prefeito?

Almires Bughay Filho: Eu me considero um candidato do conservadorismo liberal, do humanismo cristão e do trabalhismo. Eu me considero uma pessoa que preserva a família e os bons costumes e que prima pela ética, pela mora, pela transparência, pela legalidade e moralidade, que tanto precisa para a nossa administração, tanto na prefeitura, quando na câmara de vereadores. Eu coloco para a sociedade o que ela mesma quer, e que hoje estão as vistas por aí. E dentro desse contexto tem o Bolsonaro e somos parecidos nessas coisas. 

PRINCIPAIS EIXOS DO PLANO DE GOVERNO

SAÚDE

CBN Vale do Iguaçu: O senhor propõe fortalecer a saúde. De que maneira candidato? 

Almires Bughay Filho: Temos hoje junto conosco uma pessoa bacana, dez, experiente, que junto conosco, a nossa vice, a Patrícia de Faria que vem da área da educação e da saúde, ela tem nos mostrado o quanto que a saúde de União da Vitória está precária. Só para você ter uma ideia, os últimos dados que tiramos do Ministério da Saúde, em dezembro de 2019, apenas 67% da atenção básica de União da Vitória é atendido, quando na verdade esse índice deveria ser de no mínimo 80%. Então nós queremos alavancar a saúde no atendimento básico no mínimo, no mínimo, passando desses 80% colocado como meta. A saúde precisa ser reorganizada, com atenção especial para as pessoas que procuram, mas também os colaboradores sedentos de serem ouvidos e colaborar para uma ação colaborativa. Integrar servidos e munícipes do sistema. Temos nosso plantel essa pessoa formidável que é a Patrícia de Faria, com mais de 30 anos de experiência na área da saúde e que já provou a capacidade de alavancar a saúde de União da Vitória. 

EDUCAÇÃO

CBN Vale do Iguaçu: O senhor ficou conhecido em União da Vitória, enquanto policial militar, pelo trabalho realizado junto ao PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Se eleito, pretende intensificar esse trabalho com os jovens

Almires Bughay Filho: Muito boa pergunta. Eu acho que você tem conhecimento de que fomos o protagonista no programa aprovado na câmara que é o programa municipal de prevenção às drogas e que queremos implantar junto com o núcleo de educação e a rede estabelecida na cara da infância e da juventude. Queremos sim, com certeza, efetivar esse programar, e levar uma outra oportunidade para os nossos jovens de reforçar o que apresentaram no Proerd, é uma cartilha para ajudar os jovens e suas famílias. Por leis erradas no passado aconteceu de vários projetos terem sido banidos em oito em União da Vitória, como é o das escolinhas de futebol que tinha, no mínimo oito, por causa de um erro de uma lei de atuação de um dos profissionais naquela áreaPrecisamos unir esforços e será prioridade na nossa gestão juntamente com a Patrícia de Farias. 

SEGURANÇA

CBN Vale do Iguaçu: Na segurança, o senhor propõe melhorar a iluminação das ruas para inibir a violência. Isso é suficiente para uma região em que a criminalidade tem enfrentado a polícia à luz do dia?

Almires Bughay Filho: Não é somente isso que consta no nosso projeto de governo com relação a segurança. Temos câmara de monitoramento que podem ser instaladas, encaminhando o montante da câmara de vereadores para que isso possa acontecer; temos também a parceria entre a polícia militar e a prefeitura no quesito de estrutura física a ser disponibilizada para essa organização. Nós já tivemos também contato com empresários locais, aonde cederiam espaço para que pudesse ser feito uma nova estrutura física para a 2ª Companhia de Polícia e Militar do Distrito de São Cristóvão. Nós teremos também aí a efetivação do Uvtran, a unidade de fiscalização, porque não podemos deixar que empresas terceiradas levem a nossa as nossas divisas embora, porque elas visam lucro, e quanto administração precisamos visar organização; ainda agentes de transito para levar mais segurança ao cidadão. A iluminação sempre inibe a violência. Inclusive aqueles tuneis na saída da ponte vai precisar muita iluminação porque não foi calculada e projetada. 

EMPREGO / RENDA 

CBN Vale do Iguaçu: Candidato, quais os passos para a instalação de futuras empresas em União da Vitória? 

Almires Bughay Filho: Nesse quesito já temos falado na nossa rede social e nas oportunidades que temos, nós não vamos somente abrir as portas para emprego e renda, mas vamos escancarar as portas para quem quer quiser empreender. Nós vamos colocar terrenos da municipalidade com edital muito bem executado e moralidade, de forma que a empresa que melhor oferecer condições para o terreno, ela será a detentora do uso real, por tempo pré-determinado, onde no contrato estará escrito que se ela não atingir o objetivo de atingir emprego e renda esse terreno retorna à municipalidade. Queremos colocar da disposição das pessoas que querem empreender com todos os incentivos legais possíveis. Não podemos mais burocratizar. Precisamos do turismo para trazer renda para nós. Estaremos abertos para quem quiser conversar conosco a respeito de fomentar porque nós estamos cansados de ver osso filhos e entes queridos indo embora de União da Vitória. Nossos jovens se formam e vão embora porque não tem oportunidade. Temos uma rica BR-153, a tranbrasiliana, que passa dentro do município, o Mercosul passa por aqui e não vemos nada de exploração nesse sentido de gerar rendas para União da Vitória. Vamos estar abertos para aqueles que querem empreender e deixar as portas abertas; ainda para vermos um pai de família, um jovem levando dignidade para suas casas. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS – MENSAGEM AO ELEITOR 

Almires Bughay Filho: Eu quero agradecer a oportunidade e dizer para população de União da Vitória que eu e a professora Patrícia somos sim, candidatos a prefeito e vice de União da Vitoria e o nosso número é o 36; estamos aqui prontos para sermos eleitos e trabalhar de 2021-2024, falta pouco para o pleito, mas também sabemos que infelizmente pela politicagem estabelecida em nossa cidade essa é a semana das fake news e das mentiras que estão por vir. Então se atentem para isso. Aguardem que essa semana que com certeza teremos fake News rolando uma atrás da outra e estaremos orientando pelas redes sociais. É o 36, agora é nossa vez, PTC em União da Vitória.