O resultado parcial do Dia do Desafio (DDD) já foi divulgado pelo Sesc São Paulo. Após um dia intenso de atividades físicas em União da Vitória e região, os municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) registraram boa participação no DDD.
A cidade de Bituruna ganhou de Nova Hartz no Rio Grande do Sul de 47,66% por 13,07%. Cruz Machado teve participação de 37,27% e perdeu para a cidade de Engenheiro Coelho – SP que registrou 51,24%.
General Carneiro estava concorrendo com a cidade gaúcha Arroio do Meio e ganhou de 57,60% por 31,54%. O município de Paulo Frontin ganhou com uma porcentagem de 30,43 % da cidade catarinense São Bonifácio, que marcou 14,73%.
Porto Vitória marcou 64,03% contra 59,38% participação de Zacarias em São Paulo. E São Mateus do Sul perdeu para a cidade cubana Calimete por 69,61%. São Mateus do Sul registrou 43,68% de participação.
Os resultados das cidades de Paula Freitas, Mallet e União da Vitória ainda não foram contabilizados. Segundo o Sesc de União da Vitória os números oficiais serão divulgados na próxima semana.
Mesmo localizado em Porto União, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (BEC), com seu efetivo de 144 militares, registrou suas atividade na quarta-feira, 29, para União da Vitória.
Municípios catarinenses
A cidade vizinha Porto União não participou do Dia do Desafio, mas as cidades de Canoinhas, Calmon e Matos Costa participaram e obtiveram bons resultados.
Canoinhas venceu a cidade Andradina em São Paulo de 40,41% por 22,26%. Calmon registrou 46,83% contra 32,16% de Taquaruçu do Sul no Rio Grande do Sul e Matos Costa mesmo registrando 28,67% de participação da população no movimento perdeu para c idade de Tarabai – SP, que teve participação de 43,91%.
Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
O movimento teve início em 1983, durante o rigoroso inverno canadense quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. As autoridades locais pediram então para que os moradores de todas as cidades às 15 horas apagassem as luzes e saíssem de casa para caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo.
O Brasil deu início ao DDD em 1995, quando o Sesc São Paulo firmou parceria com a TAFISA. No mesmo ano, Pelé (Ministro de Esportes na época) participou do lançamento, afirmando “incentivar todos os brasileiros a praticar esportes”.
Leia mais em: Um dia diferente com um Desafio pela frente
Melhor Idade: grupo pra lá de empolgado com o Dia do Desafio
Prefeitura de Porto Vitória em pleno vapor nos preparativos para o Dia do Desafio
Corra, ande e registre no Dia do Desafio
Comunidade de União da Vitória promete dar um show no Dia do Desafio