A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto de lei que prevê tornar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para todos os estudantes que concluírem a o Ensino Médio.
A lei, de autoria do senador Aníbal Diniz (PT-AC), pretende estender o Enem todos os estudantes do País e que a prova funcione como um sistema de avaliação do Ensino Médio brasileiro.
O projeto ainda precisa ser votado novamente pela Comissão, pois o que foi aprovado era um substitutivo, e depois vai ser encaminhado à Câmara dos Deputados.
Histórico
O Enem foi criado em 1998 e tinha 63 questões de múltipla escolha. Na primeira edição havia 157.221 estudantes inscritos. Na edição deste ano as inscrições bateram recorde, mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame.
O aluno que faz o Enem pode conseguir bolsas como Sisu, Fies e Prouni que também são bolsas que facilitam a entrada em faculdades do País. Ainda há universidades que utilizam a nota da prova do Enem como média para ingresso no ensino superior.