A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) nesta quinta-feira, 20, a reajustar a conta de luz em 14,61%. Mas, após o pronunciamento o governador Beto Richa desautorizou o aumento. Segundo o Governador o aumento deve ser verificado se é ou não condizente com o pedido da Aneel e Copel.
Pela resolução da Aneel, a conta de luz sofreria reajuste médio de seis reais para o consumidor residencial e atingiria mais de quatro milhões de unidades consumidoras espalhadas por 393 municípios.
O motivo do aumento segundo a Aneel foram custos operacionais da empresa e a grande utilização de usinas térmicas.
Redução da tarifa de luz
A redução da tarifa de energia elétrica foi anunciada em setembro do ano passado pela Presidente da República Dilma Rousseff. Após quatro meses do anúncio, a lei 12.783, que renovou as concessões do setor de energia e permitiu o barateamento da conta de luz dos brasileiros, foi sancionada.
Ao anunciar a queda das tarifas, o governo ofereceu a todas as transmissoras e distribuidoras de energia elétrica brasileiras que tinham contratos vencendo até 2017 a possibilidade de renovarem as concessões antecipadamente.