Assembléia em foco

·
Atualizado há 11 anos

CPI do Pedágio

Os deputados que compõem a CPI do Pedágio farão na segunda-feira, 15, a primeira reunião depois de terem sido escolhidos o presidente, vice-presidente e relator da comissão. Na ocasião será definido o cronograma de trabalho da Comissão, que deve funcionar durante o recesso legislativo. O presidente da CPI, deputado Nelson Luersen (PDT), espera ter a participação de entidades representativas para discutir a questão. “Vamos fazer a investigação com muita transparência. Será um trabalho muito sério. Queremos respostas para muitas questões sobre os pedágios. Agradeço a confiança dos colegas deputados. Esta é uma missão de muita responsabilidade”, afirmou.

Passagem gratuita para idosos

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos poderão ter direito a passagem gratuita nos ônibus de linhas intermunicipais. Projeto nesse sentido tramita na Assembleia Legislativa. Pela proposta, serão reservadas duas vagas por veículo aos idosos que comprovarem renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Quando a procura exceder o limite previsto, as empresas deverão garantir 50% de desconto no valor das passagens, assim como já acontece no transporte interestadual determinado pelo Estatuto do Idoso. O autor do projeto, deputado Teruo Kato (PMDB), disse que o projeto visa regulamentar o que determina a Constituição Federal, que estabelece ser dever do Estado garantir aos idosos a gratuidade no transporte coletivo urbano.

Equiparação salarial dos professores

Os deputados aprovaram a redação final da proposta que garante a equiparação do piso salarial dos professores da rede estadual de educação básica do Paraná. A igualdade salarial era uma antiga reivindicação da categoria, pois os professores com nível superior sempre receberam salários de início de carreira inferiores ao dos demais servidores com curso superior. O projeto, que concede à categoria 0,6% de reajuste, retroativo a maio, e mais 3,94% em outubro, será enviado para sanção do governador Beto Richa.