Assembléia em foco

·
Atualizado há 11 anos

Semestre produtivo

Ao encerrar as atividades do primeiro semestre na Assembleia Legislativa, o presidente Valdir Rossoni (PSDB) disse que o saldo do trabalho no período foi positivo. “Cumprimos nosso papel de forma muito serena, convicta e transparente. Houve participação e colaboração dos parlamentares neste processo contínuo para a modernização na Casa”, afirmou.

Trabalho de moralização continua

O deputado Valdir Rossoni informa que o trabalho de modernização e moralização do Poder Legislativo ainda não encerrou. Ele revelou três ações que serão realizadas em breve: a publicação dos salários dos servidores no Portal da Transparência; a divulgação do relatório da Comissão Especial que analisou o enquadramento funcional dos servidores efetivos, ocorrido em 2005, e que descobriu promoções irregulares em cerca de 1/3 dos funcionários; a apresentação de um projeto de lei para a extinção de centenas de cargos comissionados que não são mais utilizados pela Casa. Ele acredita que, com essas medidas, e a análise da estrutura funcional dos departamentos, abre-se a possibilidade para a realização de concurso público a fim de recompor o quadro de servidores efetivos da Assembleia.

Suplente

Antônio Belinati Filho (PP) deve voltar à Assembleia Legislativa. A convocação para que assuma o cargo já foi feita pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni. Com a renúncia de Fábio Camargo (PTB), que será conselheiro do Tribunal de Contas, uma vaga se abriu na composição dos deputados. O filho do ex-prefeito de Londrina e ex-deputado Antônio Belinati ocupa hoje uma das diretorias da Sanepar. Caso abra mão da cadeira de deputado, o próximo suplente é Hussein Bakri, que disputou as eleições pelo PSDB, mas atualmente está no PSC. Caso Bakri venha assumir a vaga, pode haver contestação na Justiça em razão da troca de partidos, já que o entendimento do TRE é de que a vaga pertence aos partidos e não aos candidatos.

Novo 5º secretário da Mesa Diretora

O deputado Stephanes Júnior (PMDB) foi eleito 5º secretário da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária de quarta-feira, 17. Quem ocupava o cargo era o deputado Gilberto Ribeiro (PSB), que passou, automaticamente, ao cargo de 4º secretário, aberto após a renúncia de Fábio Camargo, eleito conselheiro do TC. Stephanes Júnior foi eleito com 36 votos. Foram três os votos contrários e duas as abstenções.

Recesso

Os trabalhos legislativos entraram em recesso no dia 17 e as sessões plenárias, bem como o trabalho das comissões permanentes da Assembleia, retornam no dia 6 de agosto. Neste período a Assembleia não fecha as portas. A Casa segue funcionando normalmente, com os trabalhos administrativos e também nos gabinetes.