General Carneiro foi o segundo município da região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) a receber a Patrulha do Campo, programa criado pelo governo estadual para recuperar e manter em boas condições as estradas rurais dos municípios.
No final do mês de maio São João do Triunfo recebeu o programa através de sorteio realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), que tem como presidente o prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz.
Na entrega realizada sexta-feira, 19, vários prefeitos da região prestigiaram a entrega que foi feita pelo presidente da Assembléia Paranaense, Valdir Rossoni, que também representou o governador Beto Richa no ato.
Segundo Antonio Szaykowski, prefeito de Cruz Machado, a Patrulha vem em boa hora para a nossa região. “Até que enfim chegou a Patrulha do Campo, principalmente para os municípios altamente rurais, como é o caso de Cruz Machado”, comenta Szaykowski, que participou da solenidade.
Além dele, Mauro Feliz (Paula Freitas), Marisa Ilkiu de Souza (Porto Vitória), Jamil Pech (Paulo Frontin) e representando União da Vitória o vice-prefeito Jair Brugnago, acompanharam a entrega.
Seguindo o sorteio, o próximo município a ser contemplado será Bituruna, seguido por Porto Vitória e depois o município sede da Amsulpar, União da Vitória.
Nossa região tem direito a duas patrulhas, ou seja, para cada cinco municípios uma patrulha. “A patrulha é composta por equipamentos novos e bem equipados” destaca Rossoni.
O deputado também destaca que General Carneiro deve receber, em agosto, com a visita de Beto Richa, a autorização para construção de um novo Colégio Estadual. “Serão mais 20 salas de aula para atender a rede pública do município”, comenta.
Junto a isso, o Governador também deve anunciar em agosto mais uma ambulância para a saúde e entregar um dos 156 ônibus destinados a educação especial no estado. “Em saúde nunca vamos conseguir chegar a excelência, mas temos que sempre melhorar”, destacou Rossoni.
Para o prefeito Joel Martins Ferreira, que considera General Carneiro o município mais pobre da região, a felicidade é compartilhada com os moradores, principalmente os das áreas rurais. “Até o final do meu mandato, e com o auxílio da patrulha mais de sete estradas devem ser recuperadas por completo”, destacou Ferreira. Ele também aguarda a liberação da construção do novo colégio. “Um terreno na área central vai abrigar a nova escola”, destaca.
Jair Brugnago, vice-prefeito de União da Vitória, já espera os equipamentos para a recuperação das estradas interioranas. “Fomos muito castigado com as chuvas de junho”, afirma.
Terceiro município a receber a patrulha, a prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, comenta que a patrulha também chega para atender o anseio da população e em um momento propício para todos os municípios.
Patrulha do Campo
Cada Patrulha é composta por escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio e carreta para as máquinas, além de cinco caminhões basculantes e veículo de apoio. O programa disponibiliza também capacitação e instrução para os funcionários municipais para que as estradas sejam mantidas em boas condições após as obras. A patrulha permanece 20 dias em cada município.