Solicitar o cancelamento de um serviço de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura tem sido um entrave para os brasileiros. Do total de reclamações recebidas pelo call center da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 10% a 15% são de usuários com problemas ao reincidir um contrato de telefonia direto com o atendente da empresa.
Para melhorar esta situação, o governo federal, por meio da Anatel, vai criar um novo regulamento que permite que os usuários anulem seus contratos via web, sem ter que contatar nenhum atendente, facilitando assim o cancelamento. A nova norma, anunciada junto com uma série de medidas em março deste ano pelo governo federal, visa garantir e estender os direitos do consumidor.
Outra alternativa do regulamento será o cancelamento direto no call center das operadoras, através do menu opções. O novo regulamento será votado em até 40 dias pelo Conselho da Anatel. Caso seja aprovado, começa a ser aplicado em um prazo de 90 dias.
São aproximadamente 30 mil pessoas a cada dia registrando queixas deste tipo na Anatel. A medida pretende aliviar estas reclamações. Uma delas são os “entraves” impostos pelas operadoras para dificultar o cancelamento dos contratos.
“As empresas do setor precisam investir em qualidade dos serviços e em melhor atendimento. É isso que faz com que o usuário prestigie uma empresa e continue cliente. Tentar dificultar que um cliente insatisfeito mude de fornecedor não impede a mudança e gera mais reclamações”, diz o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Segundo o ministro, o novo regulamento faz parte das medidas anunciadas pelo governo federal em abril para melhorar o atendimento ao consumidor em diversas áreas.
‘Agência Notícias PR’