A terceira fase do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor com foco nas eleições gerais de 2014 teve início em 6 de março e segue até o dia 30 de agosto deste ano para algumas cidades.
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores dos estados listados pelo Tribunal Eleitoral e os que não o fizerem terão o título cancelado.
No Paraná sete cidades estão fazendo o recadastramento, que é o caso de Doutor Camargo; Floresta; Ivatuba; Maringá e Paiçandu. Estas cidades tiveram início na terceira fase do Programa em 3 de abril e terão prazo até 4 de outubro para finalizar os recadastramentos. Já as cidades de Londrina e Tamarana, também do Estado do Paraná, têm até o dia 6 de setembro para o recadastramento total dos munícipes. A capital do Estado já fez total recadastramento em 2011, na época a Campanha atingiu 1,3 milhão de eleitores curitibanos.
Em Santa Catarina apenas uma cidade precisa fazer o recadastramento, caso de Major Gercino que tem prazo até o dia 31 deste mês para encerrar o Programa.
De 2012 a 2014, o programa de identificação biométrica da Justiça Eleitoral recadastrará cerca de 14 milhões de eleitores. Estes se juntarão aos outros sete milhões já recadastrados.
A meta é atingir 12,4 milhões de eleitores convocados pelo Programa que durante as eleições de 2014 serão identificados pelas digitais.
Este sistema é considerado um dos mais eficazes contra fraude em eleições no mundo, e a biometria ainda garante mais segurança para o eleitor na hora de votar.
Saiba mais pelo site do Tribunal Superior Eleitoral.